Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro

Autores/as

  • Sheila Schvarzman

Resumen

Ao se lançar ao trabalho com o cinema e com a temática do controle sobre as informações e a memória, Marc Ferro voltou seu interesse igualmente para as formas de apropriação da história expressas no ensino primário, no livro didático, na imprensa e na televisão. Nessa linha de preocupação, este artigo analisa Histoire parallèle, programa de TV apresentado por Marc Ferro entre 1989 e 2001, observando a significativa relação que ele estabelece com a produção historiográfica e fílmica do historiador. Para tanto, seus pressupostos teóricos são rediscutidos e historicizados à luz das suas obras e da análise de três dos seus programas.

palavras-chave: Marc Ferro; Histoire parallèle; cinema e história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheila Schvarzman

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Autora, entre outros livros, de Mauro Alice: um operário do filme. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

Publicado

2015-02-26

Cómo citar

Schvarzman, S. (2015). Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro. ArtCultura, 15(26). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29145

Número

Sección

Artículos