Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro

Autores

  • Sheila Schvarzman

Resumo

Ao se lançar ao trabalho com o cinema e com a temática do controle sobre as informações e a memória, Marc Ferro voltou seu interesse igualmente para as formas de apropriação da história expressas no ensino primário, no livro didático, na imprensa e na televisão. Nessa linha de preocupação, este artigo analisa Histoire parallèle, programa de TV apresentado por Marc Ferro entre 1989 e 2001, observando a significativa relação que ele estabelece com a produção historiográfica e fílmica do historiador. Para tanto, seus pressupostos teóricos são rediscutidos e historicizados à luz das suas obras e da análise de três dos seus programas.

palavras-chave: Marc Ferro; Histoire parallèle; cinema e história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Schvarzman

Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Autora, entre outros livros, de Mauro Alice: um operário do filme. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Schvarzman, S. (2015). Marc Ferro, cinema, história e cinejornais: Histoire parallèle e a emergência do discurso do outro. Artcultura, 15(26). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29145

Edição

Seção

Artigos