Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950)

Autores/as

  • Carmen Lúcia Soares
  • Fernanda Thedoro Roveri

Resumen

O vestuário infantil pode permitir a compreensão de comportamentos, de regulamentações de condutas, de constrangimentos e desejos suscitados no ato de cobrir e descobrir o corpo das crianças. Concentrando e expressando conhecimentos de diferentes ordens, as roupas afirmam traços humanos, revelam pertencimentos e exclusões, assim como inúmeras diferenças entre os seres humanos, nas quais se incluem as de gênero. Assim, este artigo analisa o lugar das roupas na educação do corpo de meninas e meninos, tomando como fontes principais duas revistas brasileiras publicadas durante a década de 1950 destinadas a um público infantil: O Tico-Tico e Cirandinha, ambas da editora O Malho. Examina ainda a caracterização das crianças apresentada pelas revistas, os trajes veiculados e os modelos de comportamento difundidos aos leitores, discutindo as expectativas sociais em relação à infância de meninos e meninas.

palavras-chave:  educação do corpo; roupas; infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Lúcia Soares

Mestre em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de As roupas nas práticas corporais e esportivas: a educação do corpo entre o conforto, a elegância e a eficiência (1921-1940). Campinas: Autores Associados, 2011.

Fernanda Thedoro Roveri

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Campinas. Autora de Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.

Publicado

2015-02-26

Cómo citar

Soares, C. L., & Roveri, F. T. (2015). Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950). ArtCultura, 15(26). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29143

Número

Sección

Artículos