Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950)
Resumo
O vestuário infantil pode permitir a compreensão de comportamentos, de regulamentações de condutas, de constrangimentos e desejos suscitados no ato de cobrir e descobrir o corpo das crianças. Concentrando e expressando conhecimentos de diferentes ordens, as roupas afirmam traços humanos, revelam pertencimentos e exclusões, assim como inúmeras diferenças entre os seres humanos, nas quais se incluem as de gênero. Assim, este artigo analisa o lugar das roupas na educação do corpo de meninas e meninos, tomando como fontes principais duas revistas brasileiras publicadas durante a década de 1950 destinadas a um público infantil: O Tico-Tico e Cirandinha, ambas da editora O Malho. Examina ainda a caracterização das crianças apresentada pelas revistas, os trajes veiculados e os modelos de comportamento difundidos aos leitores, discutindo as expectativas sociais em relação à infância de meninos e meninas.
palavras-chave: Â educação do corpo; roupas; infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.