Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950)

Autores

  • Carmen Lúcia Soares
  • Fernanda Thedoro Roveri

Resumo

O vestuário infantil pode permitir a compreensão de comportamentos, de regulamentações de condutas, de constrangimentos e desejos suscitados no ato de cobrir e descobrir o corpo das crianças. Concentrando e expressando conhecimentos de diferentes ordens, as roupas afirmam traços humanos, revelam pertencimentos e exclusões, assim como inúmeras diferenças entre os seres humanos, nas quais se incluem as de gênero. Assim, este artigo analisa o lugar das roupas na educação do corpo de meninas e meninos, tomando como fontes principais duas revistas brasileiras publicadas durante a década de 1950 destinadas a um público infantil: O Tico-Tico e Cirandinha, ambas da editora O Malho. Examina ainda a caracterização das crianças apresentada pelas revistas, os trajes veiculados e os modelos de comportamento difundidos aos leitores, discutindo as expectativas sociais em relação à infância de meninos e meninas.

palavras-chave:  educação do corpo; roupas; infância.

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Biografia do Autor

  • Carmen Lúcia Soares

    Mestre em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de As roupas nas práticas corporais e esportivas: a educação do corpo entre o conforto, a elegância e a eficiência (1921-1940). Campinas: Autores Associados, 2011.

  • Fernanda Thedoro Roveri

    Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Campinas. Autora de Barbie na educação de meninas: do rosa ao choque. São Paulo: Annablume, 2012.

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Publicado

26-02-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre laços, rendas e fitas, onde estão os botões? As roupas de crianças e a educação do corpo (década de 1950). (2015). ArtCultura, 15(26). https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29143