"Mostrar o invisível": obras de arte na Exposição Colonial de 1931 em Paris
Resumen
Este texto apresenta algumas das obras de arte expostas na Exposition Coloniale Internationale et des Pays d'Outre-mer (Exposição Colonial Internacional e dos Países d'Além-mar) de 1931 ocorrida em Paris, na intenção de discutir a maneira pela qual o mundo colonial foi dado a ver na França naquela década e, também, pretende focalizar outras exposições realizadas no século XX, cujos temas se assemelham. Nesse período se tem o apogeu das exposições ditas coloniais, responsáveis pela exibição dos indígenas não mais como selvagens, mas como capazes de adentrar a modernidade e pertencer ao mundo civilizado. Assim, proponho examinar com vagar e atenção obras de arte que figuraram na Exposição Colonial de 1931 e ainda hoje se mantêm expostas no antigo Palais des Colonies, em Paris.
palavras-chave: Exposição Colonial de Paris; obras de arte; modernidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.