New historical experiences associated with theater censorship

Authors

  • Silvia Cristina Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73182

Abstract

Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.

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Author Biography

Silvia Cristina Martins de Souza

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de Scenas Comicas de Francisco Correa Vasques. Curitiba: Prismas, 2017. 

References

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Published

2023-12-30

How to Cite

Martins de Souza, S. C. (2023). New historical experiences associated with theater censorship. ArtCultura, 25(47), 292–296. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n47-2023-73182