"Ansiava o futuro, ressuscita-me": a encenação de O percevejo sob os olhares da crítica
Resumo
Tendo em vista a efemeridade da cena teatral, que se esvai entre o cerrar das cortinas após cada apresentação, propomos tomar para nossa análise as críticas teatrais, por serem registros que sobrevivem às intempéries do tempo e por acreditarmos que elas nos possibilitam compreender minúcias das encenações que não encontramos em outros materiais de pesquisa. Aqui iremos trabalhar com as críticas sobre a encenação de O percevejo (em 1981 no Teatro Dulcina, do Rio de Janeiro, e em 1983 no Sesc Pompeia, em São Paulo), texto escrito pelo poeta russo Vladímir Maiakóvski (1893-1930) em 1928, traduzido e levado aos palcos brasileiros pelo diretor Luís Antonio Martinez Corrêa (1950-1987).
Palavras-chave: O percevejo; encenação brasileira; críticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.