Tamba-tajá: regionalismo amazônico em Fafá de Belém

Autores

  • Edilson Mateus Costa da Silva

Resumo

Neste trabalho abordamos o regionalismo amazônico presente em parte do repertório da cantora Fafá de Belém. Partimos da análise segundo a qual seu álbum inaugural, Tamba-tajá, legou uma linha estética e temática que marcou profundamente a carreira da intérprete, estabelecendo distanciamentos e retornos ao material audiovisual de cunho amazônico. Nessa linha, nossa atenção se voltará para a produção fonográfica, de videoclipes e do material gráfico de seus discos, além de enfatizarmos também a recepção de sua obra pela imprensa e, em particular, pelos críticos musicais.

Palavras-chave: Fafá de Belém; Amazônia; regionalismo musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Mateus Costa da Silva

Mestre e doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da Faculdade Integrada Brasil-Amazônia (Fibra) e do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da UFPA.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

da Silva, E. M. C. (2016). Tamba-tajá: regionalismo amazônico em Fafá de Belém. Artcultura, 18(32). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/37076

Edição

Seção

Minidossiê: História & Música Popular no Pará