Projeto e atitudes: os vinte e cinco anos de Bordas
Resumo
Ao fazer um levantamento de editoras, autores e livros populares, acredito que pude trazer uma colaboração concreta para se pensar o tema. Desse modo, cheguei à noção de cultura das bordas, que inclui vários segmentos do que compreende o universo do livro e da edição popular. Gradações e limites estiveram em questão, periferias urbanas, outros temas, circuitos não convencionais, imaginários recorrentes, conjunções inesperadas. O projeto Cultura das bordas, que define sem definir e nos leva a pensar, como disse antes, que bordas é uma poética cosmopolítica. Este breve depoimento sobre história da leitura e da edição pretende trazer à baila situações, tópicos, temas conceitos e trabalhos desenvolvidos durante a minha carreira e em desenvolvimento.
Palabras clave: cultura das bordas; cultura popular; história da edição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.