A commedia dell’arte: mito, profissão e arte

Autores

  • Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Resumo

O título deste texto quer sugerir o frágil ponto de equilíbrio em que se pode situar o fenômeno teatral historicamente determinado da commedia dell’arte. É sob a dinâmica da instabilidade, própria dessa experiência única do teatro ocidental, que trato a questão. Pretendo, dessa forma, contribuir para a atualização dos estudos da commedia dell’arte no Brasil, a partir das reflexões resultantes da grande estação de revisão de seus estudos, ocorrida na Itália entre as décadas de 1970 e 1980. A abordagem é de ordem histórica e historiográfica e compreende o fenômeno tomando por base eixos fundamentais, sem os quais a experiência se perde no tempo e no espaço, descaracterizandose. Perceber a commedia dell’arte sob essa ótica está longe, no entanto, de qualquer concessão a determinismos factuais; ao contrário, tal percepção permite observar e analisar a importância que a experiência traz para discussões da cena contemporânea.

Palavras-chave: história do espetáculo; revisão historiográfica; questões de tradução.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pesquisadora do CNPq. Autora, entre outros livros, de Teatro e comicidades 2: modos de produção do teatro ligeiro carioca. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.

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Publicado

2016-05-06

Como Citar

Rabetti (Beti Rabetti), M. de L. (2016). A commedia dell’arte: mito, profissão e arte. ArtCultura, 16(29). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34252

Edição

Seção

Dossiê: Palco & Página: História & Teatro