Representações do trabalhador na imprensa operária de tendência anarquista
Resumo
O artigo discute as representações do trabalhador a partir da imprensa operária de tendência anarquista que se estabeleceu no Rio de Janeiro e em São Paulo no início do século XX. Nesse período, tais jornais foram instrumentos de propaganda das ideias libertárias, informando, denunciando, criticando e divulgando as análises de seus articulistas, elaboradas com preocupação claramente opinativa, ao recorrerem a comentários e a avaliações para alcançar os efeitos de convencimento. Os periódicos constituíram, então, um campo de tensão no qual surgiam variadas referências ao trabalhador. Dentre elas são privilegiadas aqui algumas imagens verbais e visuais que tratam de sua heroicidade, seja na busca da transformação social, seja na luta pela sobrevivência.
palavras-chave: imprensa operária; anarquismo; trabalhadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.