Representações do trabalhador na imprensa operária de tendência anarquista

Autores

  • Angela Maria Roberti Martins

Resumo

O artigo discute as representações do trabalhador a partir da imprensa operária de tendência anarquista que se estabeleceu no Rio de Janeiro e em São Paulo no início do século XX. Nesse período, tais jornais foram instrumentos de propaganda das ideias libertárias, informando, denunciando, criticando e divulgando as análises de seus articulistas, elaboradas com preocupação claramente opinativa, ao recorrerem a comentários e a avaliações para alcançar os efeitos de convencimento. Os periódicos constituíram, então, um campo de tensão no qual surgiam variadas referências ao trabalhador. Dentre elas são privilegiadas aqui algumas imagens verbais e visuais que tratam de sua heroicidade, seja na busca da transformação social, seja na luta pela sobrevivência.

palavras-chave: imprensa operária; anarquismo; trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Roberti Martins

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Programa de Pós-graduação em Letras e Ciências Humanas da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Coorganizadora do livro Pensando a história: reflexões sobre as possibilidades de se escrever a história através de perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013.

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Martins, A. M. R. (2015). Representações do trabalhador na imprensa operária de tendência anarquista. ArtCultura, 16(28). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30618

Edição

Seção

Artigos