Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos

Autores

  • Annateresa Fabris

Resumo

A prática fotográfica do artista luso-brasileiro Fernando Lemos é breve (1949-1952), mas muito densa e inovadora no panorama português. As evidências surrealistas presentes nas imagens — encenação, fragmentação, epifania do objeto, encontro fortuito de elementos, visões enigmáticas — subvertem a ordem do real, introduzindo na fotografia portuguesa as problemáticas do inconsciente, do onírico e do recalcado. Atentar para essa poética da estranheza é o propósito deste texto.

palavras-chave: Fernando Lemos; fotografia; surrealismo.

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Biografia do Autor

Annateresa Fabris

Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Autora, entre outros livros, de O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v. 2. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

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Publicado

2015-06-22

Como Citar

Fabris, A. (2015). Uma poética da estranheza: a fotografia de Fernando Lemos. ArtCultura, 16(28). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30611

Edição

Seção

Minidossiê