O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural

Autores

  • Arnaldo Daraya Contier

Resumo

Intelectuais modernistas dos mais diferenciados matizes políticos conceberam a pesquisa do folclore como fonte de inspiração do artista culto. Guardadas certas especificidades, o mesmo se deu com Mário de Andrade, autor preocupado com a construção de um discurso sobre a identidade cultural fundamentado numa idéia de brasilidade. Seu modernismo nacionalista repensou os significados do "popular" e do "erudito", sem abandonar os diálogos com as tendências estéticas européias.

palavras-chave: Mário de Andrade; identidade cultural; música erudita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Daraya Contier

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-graduação em História da USP. Pesquisador sênior do CNPq. Autor, entre outros livros, de Passarinhada do Brasil: canto orfeônico, educação e getulismo. Bauru: Edusc, 1998.

Downloads

Publicado

05-03-2015

Como Citar

Contier, A. D. (2015). O nacional na música erudita brasileira: Mário de Andrade e a questão da identidade cultural. ArtCultura, 15(27). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29338

Edição

Seção

História & Música