Programa de teatro como documento: questões históricas e metodológicas

Autores

  • Walter Lima Torres Neto

Resumo

O programa de teatro é um documento que permite acessar diferentes elementos da cultura e da prática teatral, da sua concepção estética às componentes sociais e econômicas. Este artigo propõe uma discussão sobre a forma como distintos momentos históricos e tendências criativas influem na elaboração de um programa de teatro. Trata-se de apresentar algumas linhas de abordagem e procedimentos metodológicos para o estudo desse tipo de publicação e analisar um caso específico referente ao programa da peça A megera domada encenada pelo Teatro de Comédia do Paraná em 1964.

palavras-chave: programa de teatro; imprensa teatral; história do teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Lima Torres Neto

Doutor em Teatro pela Université de la Sorbonne Nouvelle/Paris III. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coorganizador do livro Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2012.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Neto, W. L. T. (2015). Programa de teatro como documento: questões históricas e metodológicas. Artcultura, 15(26). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29146

Edição

Seção

Artigos