Potências da arte: modos de aparição e exposição

Autores

  • Ana Lucia . Vilela

Resumo

Este artigo explora a hipótese de que a exposição de arte contemporânea pode ser pensada como forma de aparição da arte em oposição à noção de exposição como fundo neutro a partir do qual o objeto de arte surge como figura. Essa estratégia pode ser aproximada àquelas condizentes aos dispositivos conforme concebeu Foucault e tende a conduzir a uma leitura que restringe a equivocidade e claudicação de sentidos próprias à obra de arte. Considerar a arte a partir das suas formas de aparição talvez nos permita pensar simultaneamente sua proximidade e disfunção em relação ao dispositivo e, consequentemente, à exposição.

palavras chaves: exposições de arte; dispositivos de poder; arte contemporânea.

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Biografia do Autor

Ana Lucia . Vilela

Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Curadora e crítica de arte. Coorganizadora do livro Encantos da imagem: estâncias para a prática historiográfica

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Publicado

2015-02-26

Como Citar

Vilela, A. L. . (2015). Potências da arte: modos de aparição e exposição. ArtCultura, 15(26). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29136

Edição

Seção

Dossiê: Exposições de Arte & História