"Mostrar o invisível": obras de arte na Exposição Colonial de 1931 em Paris

Autores

  • Luciene Lehmkuhl

Resumo

Este texto apresenta algumas das obras de arte expostas na Exposition Coloniale Internationale et des Pays d'Outre-mer (Exposição Colonial Internacional e dos Países d'Além-mar) de 1931 ocorrida em Paris, na intenção de discutir a maneira pela qual o mundo colonial foi dado a ver na França naquela década e, também, pretende focalizar outras exposições realizadas no século XX, cujos temas se assemelham. Nesse período se tem o apogeu das exposições ditas coloniais, responsáveis pela exibição dos indígenas não mais como selvagens, mas como capazes de adentrar a modernidade e pertencer ao mundo civilizado. Assim, proponho examinar com vagar e atenção obras de arte que figuraram na Exposição Colonial de 1931 e ainda hoje se mantêm expostas no antigo Palais des Colonies, em Paris.

palavras-chave: Exposição Colonial de Paris; obras de arte; modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Lehmkuhl

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto de História e dos Programas de Pós-graduação em História e em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Autora do livro Café de Portinari na Exposição do Mundo Português: modernidade e tradição na imagem do Estado Novo brasileiro. Uberlândia: Edufu, 2011.

Downloads

Publicado

2015-02-26

Como Citar

Lehmkuhl, L. (2015). "Mostrar o invisível": obras de arte na Exposição Colonial de 1931 em Paris. ArtCultura, 15(26). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29132

Edição

Seção

Dossiê: Exposições de Arte & História