Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo

Autores

  • Iara Lis Schiavinatto Programas de Pós-graduação em Artes e História da Unicamp

Resumo

Este texto procura apontar algumas possibilidades de pesquisa oferecidas pelos arquivos da Unicamp, indicando uma variada cartela de entradas das séries documentais fotográficas. Seu objeto a obra do fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido em Campinas como V8, cujo acervo pertence ao Centro de Memória da Unicamp. Assim, explora sua elaboração identitária como fotógrafo-colecionador nessa cidade. Para tanto, o artigo situa sua produção fotográfica no contexto da reordenação urbana de Campinas entre 1930-1960 e, em particular, comenta suas séries fotográficas centradas no tema da produção da ruína urbana, além de atentar para alguns sentidos desse discurso fotográfico. No final, recupera, nessa fotografia documental, um teor estético e indica a necessária relação entre fotografia e arquivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Lis Schiavinatto, Programas de Pós-graduação em Artes e História da Unicamp

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Instituto de Artes e dos Programas de Pós-graduação em Artes e História da Unicamp. Autora, entre outros livros, de Pátria Coroada: o Brasil como corpo político autônomo, 1780-1831. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Schiavinatto, I. L. (2013). Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo. ArtCultura, 14(24). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124

Edição

Seção

Documentos