Cosméticos sostenibles y la intención de compra de consumidores en Brasil
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Palabras clave

Cosméticos Sustentáveis
Comportamento de Consumo
Intenção de Compra

Cómo citar

Furtado, B. dos A. (2020). Cosméticos sostenibles y la intención de compra de consumidores en Brasil. Management in Perspective, 1(1), 59–78. https://doi.org/10.14393/MIP-v1n1-2020-47103

Resumen

Esse artigo tem como objetivo identificar os principais aspectos que os brasileiros consideram ao comprar cosméticos sustentáveis. Os cosméticos sustentáveis englobam produtos de beleza, perfumaria e higiene com preocupação sobre a formulação, saúde, descarte, o meio ambiente e a vertente social. Esse setor é um dos mais rentáveis do Brasil, destacando-se como o quarto maior do mundo. Os cosméticos sustentáveis têm diretrizes que devem estar em conformidade com o Instituto Biodinâmico de Certificações; apresentam-se dentre as especificações componentes naturais, orgânicos e livre de matérias-primas não renováveis. Considerando-se a revisão da literatura, gerou-se um modelo explicativo de quais aspectos são influenciadores nos consumidores que baseou o questionário aplicado. Foram coletadas 529 respostas com questões abertas no Brasil. Após a análise da frequência, foi verificado que certos aspectos respondem ao modelo proposto que contém as dimensões “Atitude de consumo ambiental”, “Bem-estar”, “Saúde”, “Grupos de Referência” e “Atributos percebidos” como preponderantes. Dentre os resultados obtidos, os aspectos qualidade, saúde, meio ambiente, preço, embalagem e teste em animais preponderaram como principais intenções de compra. Tais aspectos correspondem aos fatores internos e externos que guiam ao comportamento de compra. Esses achados podem auxiliar a despertar mais estudos sobre o setor cosmético na área de sustentabilidade na academia, podendo as organizações desenvolverem novos produtos e estratégias de marketing para esse segmento.

https://doi.org/10.14393/MIP-v1n1-2020-47103
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