Resumen
O objetivo deste estudo é analisar a influência do disclosure no risco e no valor de empresas brasileiras não financeiras de capital aberto no período de 2011 a 2015. O disclosure foi medido a partir de relatórios anuais nos sites das empresas; a presença de uma sessão relacionada aos fatores de risco que podem influenciá-las e a disponibilidade de informações relacionadas ao risco, criação de valor e projeções. As variáveis de risco foram medidas pelo Beta, pelo Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) e pela volatilidade das ações. O valor das empresas foi mensurado pelo Índice Market-to-Book, pelo valor de mercado das companhias e pelo Q de Tobin. Os resultados mostram que as empresas investigadas apresentam baixo nível de divulgação de informações no período estudado. A análise de regressão com dados em painel mostrou relação positiva e significativa entre a adesão aos níveis diferenciados de Governança Corporativa (GC) da BM&FBovespa e o Custo Médio Ponderado de Capital. Entretanto, quando o nível de GC foi ponderado pela disponibilidade de uma sessão específica destinada aos fatores de risco, obteve-se uma relação negativa e significativa entre essa variável e o WACC. Adicionalmente, constatou-se uma relação negativa significativa entre a GC e o risco sistemático das ações (BETA). O disclosure e a GC não apresentaram relação estatisticamente significante com o valor. O estudo avalia a transparência no processo de comunicação entre gestores e acionistas de empresas brasileiras e mostra o papel da divulgação voluntária para os tomadores de decisão.
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