Identidade e constituição do sujeito “mulher idosa” em webtirinhas da Dona Anésia
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-56700Palavras-chave:
Sujeito, Identidade, Gênero discursivo, Mulher idosa, Dona AnésiaResumo
Temos como objetivo analisar a identidade e a constituição do sujeito “mulher idosa” a partir do gênero discursivo webtirinha. Para o trabalho, elegemos três webtirinhas da Dona Anésia, de autoria do cartunista Will Leite, publicadas em seu site WillTirando, com a proposta de mostrar como as identidades são construídas em um processo dialógico entre sujeitos a partir de enunciados verbovisuais. Assim, os sentidos que emergem das webtiras configuram como o sujeito idoso é visto socialmente e, de que modo, a personagem Dona Anésia promove uma ruptura, deslocando os sentidos do que se espera socialmente de uma mulher idosa. Para isso, nos pautamos na concepção dialógica da linguagem desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, na produção da identidade pela diferença em Silva (2000) e pela cultura da convergência midiática em Jenkins (2008).
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoievski. 5. ed. Tradução direta do russo, notas e prefácio Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1970.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.
LISBOA, Loraine Vidigal. Memes jurisprudenciais no facebook do STJ: a constituição dialógica de um gênero verbo-visual. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão, 2015.
NAVARRO, Pedro. Enunciado, subjetivação e “melhor idade”. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 40, p. 1551-1561, 2011. Disponível em: <https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1277>. Acesso em: 20 jul. 2020.
NICOLAU, Vitor. Tirinhas & mídias digitais: a transformação deste gênero pelos blogs [recurso eletrônico]. João Pessoa: Marca de fantasia, 2013.
SILVA, Luna Rodrigues Freitas. Da velhice à terceira idade: o percurso histórico das identidades atreladas ao processo de envelhecimento. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 155-168, jan.-mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702008000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702008000100009
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 73-102.
STAFUZZA, Grenissa Bonvino. O Círculo de Bakhtin (Volóchinov e Medviédev) no Brasil: episteme, autoria e tradução em perspectiva dialógica. Revista Heterotópica, v. 1, n. 1, p. 66-82, 26 jun. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/48519>. Acesso em: 20 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/HTP-v1n1-2019-48519
STAFUZZA, Grenissa Bonvino. Sentidos do enunciado verbovisual em pôsteres publicitários de Bastardos inglórios. Scripta - Revista do Programa de Pós-graduação em Letras e do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, v. 22, n. 45, p.137-150, 2018. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/17133/13828>. Acesso em: 20 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2018v22n45p137-150
VOLOSHINOV, Valentín Nikoláievitch. Estrutura do Enunciado. Tradução Ana Vaz para fins acadêmicos, s/d, mimeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.