Um traçado analítico da sonoridade cinematográfica na condição de elemento discursivo no dispositivo audiovisual da ficção
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-56526Palavras-chave:
Trilha sonora, Dispositivo discursivo, Discurso cinematográfico, Efeitos de saberResumo
O estudo da trilha sonora cinematográfica aqui apresentado objetivou explorar seus mecanismos de funcionamento na condição de elemento do dispositivo do cinema, de forma que atua diretamente na produção de posições de sujeitos e processos de subjetivação integrantes de produtos fílmicos. Consiste em um trabalho pautado na teoria discursiva de Michel Foucault, sobretudo em seu método de busca de regularidades na dispersão de enunciados, as quais são parte integrante da análise das redes de dispositivos existentes; nesse sentido é que o estudo selecionou determinadas cenas de uma produção cinematográfica para, individualmente, serem analisadas as sequências sonoras ali presentes e sua relação para com os outros elementos, imagéticos e narrativos, resgatados por frames, que constroem o todo da cena. Tal percurso possibilitou a evidência de diferentes sequências sonoras, dispersas no produto fílmico finalizado e que assumem modulações específicas para que se estabeleçam diferentes efeitos de sentido e lugares de sujeito a serem assumidos mediante assimilação e identificação com uma produção artística.
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