O(s) sujeito(s) do/no crime
efeitos de falta, resíduos incompletos
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v1n1-2019-48517Palabras clave:
Análise de Discurso, Psicanálise, Sujeito, CrimeResumen
Neste trabalho, retomando teoricamente o modo como a noção de sujeito é trabalhada na Análise de Discurso e na Psicanálise, analisamos como são constituídos dizeres aos e dos sujeitos do/no crime em uma charge de Angeli, publicada na Folha de São Paulo e intitulada “Da FEBEM para o presídio”. Mostramos como os sujeitos ali expostos na charge apagam outros sentidos de si não ligados à criminalidade e silenciam também a violência que sofrem pelo funcionamento dos Aparelhos Repressivos do Estado, sendo falar de sua dor, um quase impossível de enunciar.
Descargas
Citas
ANGELI. Da FEBEM para o presídio. (2005). Folha de S. Paulo, São Paulo, p. A-2, 16 mar. 2005.
ATHAYDE, C.; BILL, MV. Documentário Falcão - Meninos do tráfico. Áudio e vídeo gravados do Programa Fantástico da Rede Globo de televisão, exibido em 19 mar. 2006.
AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: UNICAMP, 1998.
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos ideológicos de Estado (Notas para uma investigação). In: ZIZEK, S. (Org.). Um mapa da Ideologia. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAIRRÃO, J. F. M. H. O impossível sujeito: implicações da irredutibilidade do inconsciente. v. 1. São Paulo: Edições Rosari, 2003.
CAZARIN, E. A. A heterogeneidade discursiva de uma posição-sujeito. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: <http://www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/ sujeito/ercilia.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2018.
FEFFERMANN, M. Vidas arriscadas: o cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico. Petrópolis: Vozes, 2006.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
FERREIRA, M. C. L. A trama enfática do sujeito. In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2., 2005, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2005. Disponível em: <http://www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/sujeito/Maria_cristina.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2018.
FREUD, S. [1907]. O delírio e os sonhos na Gradiva de W. Jensen. In: ______. Edição Standard brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud. v.5. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.
FURTADO, T. H. As lacunas de sentido no discurso jornalístico: do repórter ao editor da Revista VEJA. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
LACAN, J. [1964]. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2. ed. Campinas: Pontes, 1987.
ORLANDI, E. P.. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.
PATTI, A. R.; ROMÃO, L. M. S. Sentidos de criança: filhos e netos do tráfico no movimento do discurso. In: MILANEZ, N.; GASPAR, N. (Org.). Ordem e desordem no discurso. Bahia: UFBA, 2008.
PÊCHEUX, M. [1975]. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi. Campinas: UNICAMP, 1988.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: UNICAMP, 1990.
VIEIRA, M. A. Restos: uma introdução lacaniana ao objeto da psicanálise. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.