Estratégias discursivas utilizadas em títulos de notícias para orientar o olhar de leitores

Autores

  • Geraldo Emanuel de Abreu-Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-65715

Palavras-chave:

Manipulação, Dimensão argumentativa, Memórias de longo e curto prazo, Enquadramentos

Resumo

O amplo acesso a canais de informação faz com que as pessoas sejam bombardeadas, diariamente, por informações vindas de diversas fontes, sejam jornais impressos, digitais, redes sociais ou pela “boca a boca”. Tornou-se frequente, apenas a partir da leitura de títulos das notícias, que pessoas repassem informações para outras pessoas sem elaborar uma leitura completa do texto informativo ou verificar as fontes. Em vista disso, os enunciadores utilizam estratégias discursivas para manipular a leitura do público a partir da elaboração de títulos atrativos que, a rigor, deveriam ser imparciais e, no entanto, não o são devido à dimensão argumentativa que perpassa qualquer interação que envolva a linguagem. Desta forma, este trabalho visa a analisar como as estratégias de enquadramento pela tematização e designação exploram as memórias de curto e longo prazo dos indivíduos para orientar sua leitura em direção a determinado viés. Após revisão bibliográfica, a análise de três títulos sobre o mesmo tema, a imigração de venezuelanos para o Brasil, foi proposta de modo a permitir que as teorias sejam aplicadas na prática. Através dessa análise, pôde-se observar que, de fato, os enunciadores utilizam estratégias para manipular a leitura de seu público e fazê-lo afiliar-se a determinada ideologia, o que ficou evidenciado por índices discursivos encontrados nos títulos analisados.

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Biografia do Autor

Geraldo Emanuel de Abreu-Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do CCAE - Departamento de Letras da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

DE ABREU-SILVA, G. E. Estratégias discursivas utilizadas em títulos de notícias para orientar o olhar de leitores. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 84–100, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v4n2-2022-65715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/65715. Acesso em: 23 jul. 2024.