Discurso político, mídia e verdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v2n1-2020-55570

Palavras-chave:

Discurso político, Mídias, Verdade

Resumo

Nesta entrevista, o cientista social e especialista em análise de discurso político Mariano Dagatti aborda suas pesquisas sobre os estilos de comunicação política adotados pelos três últimos presidentes eleitos na Argentina, Néstor Kirchner (de 2003 à 2007), Cristina Fernández (de 2007 a 2015) e Mauricio Macri (de 2015 a 2019). Ele também reflete sobre a relação entre os meios e as instituições de comunicação novos e tradicionais, suas semelhanças e diferenças e sua relação com a política, com a verdade e com o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariano Dagatti, Universidad Nacional de Quilmes (UNQ – CONICET – UBA)

Bacharel e Licenciado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, pela Universidad Nacional de Entre Ríos, tem se dedicado à análise do discurso político na Argentina. Atua como docente no Centro de Pesquisa sobre Economia e Sociedade na Argentina contemporânea (IESAC), da Universidad de Quilmes. É autor do livro El partido de la patria: los discursos presidenciales de Néstor Kirchner (Editora Biblos, 2017), e organizador, com Vanice Sargentini, do livro Los pueblos de la democracia. Politica y médios en el siglo XXI (Editora La Bicicleta, 2018).

Referências

ANGENOT, Marc. El discurso social: problemática general. In: 1889 - Un état du discours social. Québec: Éditions du Préambule, 1989, p. 13-39.

ARUGUETE, Natalia; CALVO, Ernesto. Redes sociais e política na Argentina. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. v. 1, n. 16, p. 299-313, 2018. Disponível em: <http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2224>. Acesso em: 7 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/eidea-16-2224

ARUGUETE, Natalia; CALVO, Ernesto. Fake news, trolls y otros encantos. Cómo funcionan (para bien y para mal) las redes sociales. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2020.

BARTHES, Roland. La retórica antigua. Un prontuario. In: La aventura semiológica. Buenos Aires: Paidós, 1993, p. 85-160.

DAGATTI, Mariano; KRATJE, Julia; DRIVET, Leandro. Religiosidad y secularización. Entrevista com Jean-Luc Nancy. Revista Def-ghi. Comunicación y Arte, Buenos Aires, Ano IV, n. 4. p. 84-91, 2011.

PLANTIN, Christian. As razões das emoções. In: MENDES, Emília; MACHADO, Ida Lúcia (orgs.). As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 57-80.

SLIMOVICH, Ana. El camino de ‘Cambiemos’ en las redes sociales: entre las lógicas políticas y las mediáticas. In: AYMA, Ana; DAGATTI, Mariano. La política en escena. Voces, cuerpos e imágenes en la Argentina del siglo XXI. Bernal: Editorial UNQ, 2020.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

DAGATTI, M. Discurso político, mídia e verdade . Revista Heterotópica, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 106–116, 2020. DOI: 10.14393/HTP-v2n1-2020-55570. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/55570. Acesso em: 23 jul. 2024.