De tabu à autonomia do prazer
a sexualidade feminina como objeto de peça publicitária de O Boticário
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-76966Palavras-chave:
Discurso, Prazer feminino, PublicidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, os discursos presentes em uma peça publicitária sobre a sexualidade feminina, identificando como se constituem, refletem ou desafiam os tabus históricos, bem como examinar as relações de poder e as práticas de subjetivação presentes na publicidade veiculada. Nesta pesquisa, analisa-se a peça publicitária do perfume Her Code Touch de O Boticário. Parte-se do pressuposto de que a sexualidade feminina não era discutida, pois a mulher era considerada apenas para a procriação, entretanto, houve um avanço e a mulher passou a ter mais autonomia e acesso ao prazer. Dessa forma, observa-se que a publicidade reelabora e instrumentaliza discursos sobre a sexualidade feminina, fazendo com que emerjam novos efeitos de sentidos e verdades em uma sociedade de consumo contemporâneo.
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