De tabu à autonomia do prazer

a sexualidade feminina como objeto de peça publicitária de O Boticário

Autores

  • Weliton Tavares Vieira Universidade Federal de Catalão - UFCAT https://orcid.org/0000-0001-8384-7458
  • Aline Salles Panhan Universidade Federal de Catalão - UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v7n1-2025-76966

Palavras-chave:

Discurso, Prazer feminino, Publicidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos, os discursos presentes em uma peça publicitária sobre a sexualidade feminina, identificando como se constituem, refletem ou desafiam os tabus históricos, bem como examinar as relações de poder e as práticas de subjetivação presentes na publicidade veiculada. Nesta pesquisa, analisa-se a peça publicitária do perfume Her Code Touch de O Boticário. Parte-se do pressuposto de que a sexualidade feminina não era discutida, pois a mulher era considerada apenas para a procriação, entretanto, houve um avanço e a mulher passou a ter mais autonomia e acesso ao prazer. Dessa forma, observa-se que a publicidade reelabora e instrumentaliza discursos sobre a sexualidade feminina, fazendo com que emerjam novos efeitos de sentidos e verdades em uma sociedade de consumo contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Weliton Tavares Vieira, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL – UFCAT). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Discursivos (GEDIS – CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8384-7458 

  • Aline Salles Panhan, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL – UFCAT). Bolsista CAPES. Integrante do Laboratório de Estudos Foucaultianos de Catalão (LFEGO - CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1533-018X 

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Publicado

2025-09-23

Como Citar

De tabu à autonomia do prazer: a sexualidade feminina como objeto de peça publicitária de O Boticário. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 128–145, 2025. DOI: 10.14393/HTP-v7n1-2025-76966. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/76966. Acesso em: 22 dez. 2025.