Espaço e sentido

análise semiótica de dissertações de mestrado profissional em Letras

Autores

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT
  • Said Moreira de Araújo Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0009-0002-7340-7648

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72741

Resumo

O artigo faz parte de pesquisa em andamento e que tem como objetivo principal analisar o modo como o espaço escolar é percebido e enunciado em dissertações de mestrado produzidas por docentes que atuam no “chão da escola”. Num primeiro momento, apresenta o que seriam as principais vertentes elaboradas para a problemática do espaço no âmbito da semiótica discursiva. Em seguida, analisa mais detidamente três dissertações, referentes a escolas situadas ao sul do estado do Maranhão. Situadas em regiões periféricas no contexto nacional, no estado ou no espaço da cidade, as dissertações acentuam os problemas que ultrapassam as fronteiras do poder e saber fazer dos docentes. Ora docentes e discentes parecem estar em lados antagônicos, ora a escola cede sua condição de espaço utópico, aquele em que se operam as transformações do sujeito, para outros atores e instituições. A despeito disso, é na dinâmica das lutas e enfrentamentos que os docentes reelaboram suas práticas.

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Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestre e doutora em Letras pela UFF. Professora Adjunta da UFNT. Coordenadora do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido. Bolsista do CNPq Pq2. 

Said Moreira de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando em Letras, com habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Bolsista PIBIC/CNPq. Desenvolve pesquisas em semiótica discursiva. Membro do GESTO - Grupo de Estudos do Sentido. 

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, L. H.; MOREIRA DE ARAÚJO, S. Espaço e sentido: análise semiótica de dissertações de mestrado profissional em Letras. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 68–93, 2024. DOI: 10.14393/HTP-v6n1-2024-72741. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/72741. Acesso em: 31 ago. 2024.