Espaço e sentido
análise semiótica de dissertações de mestrado profissional em Letras
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72741Resumo
O artigo faz parte de pesquisa em andamento e que tem como objetivo principal analisar o modo como o espaço escolar é percebido e enunciado em dissertações de mestrado produzidas por docentes que atuam no “chão da escola”. Num primeiro momento, apresenta o que seriam as principais vertentes elaboradas para a problemática do espaço no âmbito da semiótica discursiva. Em seguida, analisa mais detidamente três dissertações, referentes a escolas situadas ao sul do estado do Maranhão. Situadas em regiões periféricas no contexto nacional, no estado ou no espaço da cidade, as dissertações acentuam os problemas que ultrapassam as fronteiras do poder e saber fazer dos docentes. Ora docentes e discentes parecem estar em lados antagônicos, ora a escola cede sua condição de espaço utópico, aquele em que se operam as transformações do sujeito, para outros atores e instituições. A despeito disso, é na dinâmica das lutas e enfrentamentos que os docentes reelaboram suas práticas.
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