Teoria e prática de leitura
conceitos em batimento, saberes em movimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v6n1-2024-72411Palavras-chave:
Ensino da leitura, Condições de produção da leitura, Teoria e prática de leitura, Oficina de leitura, Leitura e produção textualResumo
Apresentamos neste artigo o relato do trabalho em uma disciplina sobre ensino da leitura, que faz parte da estrutura curricular do curso de licenciatura em Letras de uma universidade federal. A disciplina propõe a leitura como objeto de reflexão teórica e pretende oferecer aos futuros docentes subsídios teóricos como suporte para a prática de leitura e para o seu ensino. Para isso, auxilia na construção de um referencial teórico sobre a prática da leitura que sustente o seu ensino, instiga a reflexão sobre os desafios do ensino da leitura e da produção textual, e propõe a elaboração de atividades de leitura e de produção. O relato descreve dois momentos de oferta da disciplina: nos semestres 2021/1 e 2023/1 e apresenta um conjunto de seis oficinas de leitura elaboradas pelas turmas. O relato é circunscrito, na introdução e no fechamento do artigo, pelo olhar discursivo materialista sobre a leitura e o ensino da leitura.
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