Cidade de Deus: um acontecimento discursivo na literatura brasileira contemporânea

novas enunciabilidades e visibilidades sobre o fenômeno da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v5n1-2023-68493

Palavras-chave:

Cidade de Deus, Discursivo, Literatura, Violência, Sujeitos periféricos

Resumo

O presente artigo, ancorado nos Estudos Discursivos Foucaultianos, realiza uma análise do modo como o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, instaura-se, a partir de uma efusão artística e cultural do final da década de 90, como um acontecimento discursivo na literatura brasileira contemporânea. Objetiva-se, assim, demonstrar que o texto literário significa na e pela história, isto é, os discursos desta obra inscrevem-se em redes discursivas que asseguram que cada escolha lexical e temática tem sua razão de ser e de significar. Conclui-se, portanto, que os discursos de Cidade de Deus associam marcas de uma sociedade atravessada por preconceitos e violência, além de enfatizar toda a vida local (nas favelas cariocas) sem estigmatizar, como comumente se faz, os sujeitos periféricos.

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Biografia do Autor

Ricardo Loiola Vieira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Linguística Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) − professor de Português de curso pré-vestibular.

Pedro Henrique Varoni de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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FILMOGRAFIA

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

LOIOLA VIEIRA, R.; VARONI DE CARVALHO, P. H. Cidade de Deus: um acontecimento discursivo na literatura brasileira contemporânea: novas enunciabilidades e visibilidades sobre o fenômeno da violência. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 183–198, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v5n1-2023-68493. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/68493. Acesso em: 4 dez. 2024.