Cidade de Deus: um acontecimento discursivo na literatura brasileira contemporânea
novas enunciabilidades e visibilidades sobre o fenômeno da violência
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v5n1-2023-68493Palavras-chave:
Cidade de Deus, Discursivo, Literatura, Violência, Sujeitos periféricosResumo
O presente artigo, ancorado nos Estudos Discursivos Foucaultianos, realiza uma análise do modo como o romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, instaura-se, a partir de uma efusão artística e cultural do final da década de 90, como um acontecimento discursivo na literatura brasileira contemporânea. Objetiva-se, assim, demonstrar que o texto literário significa na e pela história, isto é, os discursos desta obra inscrevem-se em redes discursivas que asseguram que cada escolha lexical e temática tem sua razão de ser e de significar. Conclui-se, portanto, que os discursos de Cidade de Deus associam marcas de uma sociedade atravessada por preconceitos e violência, além de enfatizar toda a vida local (nas favelas cariocas) sem estigmatizar, como comumente se faz, os sujeitos periféricos.
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FILMOGRAFIA
CIDADE DE DEUS. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: O2 Filmes; Vídeo Filmes, 2002. 1 filme (130min.), son., color., 35 mm, DVD. Baseado no romance homônimo de Paulo Lins.
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