Entre as imagens e as melodias do cinema

delineamentos do dispositivo musical-cinematográfico pela trilha sonora de animações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66852

Palavras-chave:

Discurso, Cinema de animação, Dispositivo musical-cinematográfico, Trilha sonora

Resumo

O discurso do meio cinematográfico da animação vem desempenhando papel preponderante nas condutas que podem ser assumidas socialmente, inclusive, em perspectivas do cuidado de si e em processos de subjetivação. O cinema é, assim como as posições de sujeito constituídas na atualidade, atravessado por forças de poder e saberes que preconizam diferentes configurações para a produção de subjetividades. A fim de desempenhar um estudo discursivo a respeito das forças e dos saberes que configuram a musicalidade no campo cinematográfico, este estudo toma os pressupostos teóricos de Michel Foucault, em especial o conceito de enunciado (FOUCAULT, 2008) e a respeito do dispositivo discursivo (FOUCAULT, 2019), para analisar uma série enunciativa constituída de excertos de dois filmes de animação. A partir do recorte desses enunciados semiológicos, com respaldo em teóricos do discurso (NAVARRO, 2020; SARGENTINI, 2015) e do campo musical (CAZARIM, 2019; PASCHOAL, 2017), foram cartografadas possíveis configurações do que aqui se intitula dispositivo musical-cinematográfico. Defende-se a existência de processos de subjetivação manifestados nas animações, mediados pelo preenchimento estratégico do dispositivo, que funciona em rede e que pode agir diretamente na constituição dos indivíduos e dos discursos.

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Biografia do Autor

Íngrid Lívero, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá, mestra em Estudos Linguísticos, com foco em Estudos do Texto e do Discurso, pelo Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição (PLE/UEM). Integrante do Grupos de Estudos Foucaultianos (GEF/UEM).

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

LÍVERO, Íngrid. Entre as imagens e as melodias do cinema: delineamentos do dispositivo musical-cinematográfico pela trilha sonora de animações. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 226–254, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v4n2-2022-66852. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/66852. Acesso em: 23 jul. 2024.