Entre as imagens e as melodias do cinema
delineamentos do dispositivo musical-cinematográfico pela trilha sonora de animações
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66852Palavras-chave:
Discurso, Cinema de animação, Dispositivo musical-cinematográfico, Trilha sonoraResumo
O discurso do meio cinematográfico da animação vem desempenhando papel preponderante nas condutas que podem ser assumidas socialmente, inclusive, em perspectivas do cuidado de si e em processos de subjetivação. O cinema é, assim como as posições de sujeito constituídas na atualidade, atravessado por forças de poder e saberes que preconizam diferentes configurações para a produção de subjetividades. A fim de desempenhar um estudo discursivo a respeito das forças e dos saberes que configuram a musicalidade no campo cinematográfico, este estudo toma os pressupostos teóricos de Michel Foucault, em especial o conceito de enunciado (FOUCAULT, 2008) e a respeito do dispositivo discursivo (FOUCAULT, 2019), para analisar uma série enunciativa constituída de excertos de dois filmes de animação. A partir do recorte desses enunciados semiológicos, com respaldo em teóricos do discurso (NAVARRO, 2020; SARGENTINI, 2015) e do campo musical (CAZARIM, 2019; PASCHOAL, 2017), foram cartografadas possíveis configurações do que aqui se intitula dispositivo musical-cinematográfico. Defende-se a existência de processos de subjetivação manifestados nas animações, mediados pelo preenchimento estratégico do dispositivo, que funciona em rede e que pode agir diretamente na constituição dos indivíduos e dos discursos.
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