Fake news sobre a vacinação da Covid-19 no Brasil
um funcionamento discursivo
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66698Palavras-chave:
Fake News, Vacinação, COVID-19, Análise discursiva, Jogos de verdadeResumo
Objetivamos analisar enunciados produzidos sobre a vacinação da COVID-19 no Brasil, checados e considerados como fake news pela plataforma digital Aos Fatos, com vistas a descrever as estratégias discursivas e os jogos de verdade que são acionados na produção dessas materialidades discursivas. Filiamo-nos aos estudos discursivos foucaultianos, por meio de seus postulados sobre verdade e interdição, regimes de verdade e vontade de verdade. Além disso, noções sobre pós-verdade e fake news são explanadas, conforme Santaella (2019) e por Zoppi-Fontana (2021). É uma pesquisa de natureza qualitativa, com viés interpretativo-descritivo. Como resultado, percebemos que Aos Fatos busca trazer vozes institucionais para interditar o discurso antivacina, estabelecendo quem pode falar e o que pode ser dito. Ao falar, o sujeito-enunciador de Aos Fatos recorre, taticamente, à ciência, a qual dá respaldo ao posicionamento do sujeito jornalístico em relação ao tema da vacinação. Assim, fila-se sempre ao melhor especialista da esfera médica para contra-argumentar o que foi dito nas fake news, criando um efeito de verdade. Estrategicamente, a agência une-se a vozes jornalística e médica para sustentar uma vontade de verdade que possa valer para todos, amparados no saber científico, na tentativa de desqualificar o que não esteja dentro dos saberes científicos.
Downloads
Referências
CARVALHO, Mariana Freitas Canielo de; MATEUS, Cristielle Andrade. Fake News e desinformação no meio digital: análise da produção científica sobre o tema na área de ciência da informação. V ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDADES DE BIBLIOTECONOMIA. Belo Horizonte: UFMG, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/16901/13660>. Acesso em: 1 nov. 2021.
COURTINE, Jean-Jacques. O mentir verdadeiro. In: SWIFT, J. A arte da mentira política: atribuído a Jonathan Swift. Tradução Mónica Zoppi-Fontana e Roberto Leiser Baronas. Campinas: Pontes, 2006.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica de poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Tradução Roberto Cabral
de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.
FOUCAULT, Michel. O poder psiquiátrico. Curso do Collège de France (1973-1974). Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Marins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LACERDA, Gustavo Haiden; DI RAIMO, Luciana Cristina Dias. A (pós-)verdade na filosofia e nos estudos do discurso. Disponível em: <https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1795/pdf_1>. Acesso em: 13 out. 2021.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
VEIGA-NETO, Alfredo. A Didática e as Experiências de Sala de Aula: uma visão pós-estruturalista. Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 21, n. 2, p. 161-175, jul.-dez. 1996.
ZOPPI FONTANA, Mónica Graziela. Pós-verdade e enunciação política: entre a mentira e o rumor. In: CURCINO, L.; SARGENTINI, V.; PIOVEZANI, C. (Orgs.). Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Janete Abreu Holanda, Monalisa Pedroso Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.