Retóricas do debate pré-eleitoral
análise dos argumentos mobilizados na corrida presidencial de 2018
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-66023Palavras-chave:
Retórica, Argumentação, Debate EleitoralResumo
Este artigo visa apresentar as análises dos argumentos mobilizados pelos candidatos à presidência da república no primeiro debate pré-eleitoral televisionado de 2018, realizado pela emissora Band em 09 de agosto. São analisados os exórdios dos discursos de oito candidatos à eleição, são eles: Álvaro Dias (PODEMOS), Cabo Daciolo (PATRIOTA), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (REDE), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT). Investiga-se a tipologia argumentativa e a articulação entre argumentos e figuras. Como fundamentação teórica, parte-se dos pressupostos da Nova Retórica, cujo Tratado da argumentação de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca é a principal referência. Utiliza-se também os trabalhos de Plantin (2008), Fiorin (2015; 2020), Abreu (2009) e Emediato (2008), que auxiliam na compreensão de algumas categorias de argumento. Como resultados, percebe-se a complexidade dos discursos argumentativos por meio da articulação inter-argumental e da intensificação de determinados argumentos por meio de figuras de retórica.
Downloads
Referências
ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2009.
ANGENOT, M. O discurso social e as retóricas da incompreensão: consensos e conflitos na arte de (não) persuadir. Organização Carlos Piovezani. São Carlos: EDUFSCar, 2015.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2013.
BAND JORNALISMO. Debate na Band: reveja na íntegra o 1º confronto entre os presidenciáveis. 09 ago. 2018. Disponível em: <https://youtu.be/9EnJeUKwX_c>. Acesso em: 03 ago. 2021.
EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.
FIORIN, J. L. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.
FIORIN, J. L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2020.
PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. O. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3ª ed. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
PENHA, J. Períodos filosóficos. São Paulo: Ática, 2000.
PLANTIN, C. Argumentação. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2008.
SCHOPENHAUER, A. A arte de ter razão: 38 estratagemas. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renan Mazzola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.