A mulher (na) política brasileira em perfis jornalísticos no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v3n2-2021-62269Palavras-chave:
Análise do Discurso Foucaultiana, Mulher (na) política, Enunciado, InstagramResumo
Este artigo analisa os discursos sobre mulheres atuantes na esfera política no Brasil no Instagram. Assim, tem-se como pergunta de pesquisa: “Como se constitui o discurso sobre a mulher na política brasileira em postagens de perfis jornalísticos no Instagram?”. Para isto, buscou-se analisar as postagens veiculadas em três perfis presentes no SRS Instagram, a saber: O Antagonista, Folha de S. Paulo e a revista Carta Capital. Tem-se como linha teórico-metodológica a Análise do Discurso francesa (AD) com base nos estudos do filósofo Michel Foucault, notadamente as noções de discurso e enunciado. Para tanto, busca-se investigar as maneiras pelas quais o discurso sobre a mulher (na) política se revela e é construído em veículos jornalísticos de diferentes linhas políticas no Brasil, dentro do período pré-eleitoral de 2018. Por meio da análise do corpus, observaram-se as seguintes regularidades discursivas: i) a mulher ligada ao homem – a noção de família; ii) a invisibilidade da mulher (na) política. Nota-se a baixa reincidência de postagens que colocam a mulher em foco, como ponto central das matérias veiculadas no Instagram, bem como a construção de um vínculo dessa mulher com a figura masculina no momento em que esta adentra no campo político.
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