O indisciplinado patológico em Augusto Cury

uma análise da discursividade de autoajuda para educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v3n2-2021-62142

Palavras-chave:

Indisciplinado, Estudos foucaultianos, Autoajuda, Augusto Cury

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o transbordamento da literatura de autoajuda na Educação e compreender, a partir de obras do Augusto Cury, a discursividade que circula e produz uma categorização do indivíduo indisciplinado na escola atual. Para esta análise, me alio aos estudos foucaultianos e busco por relações de saber e poder que conduzam a práticas de divisão ao categorizar certos indivíduos como indisciplinados e não outros, bem como as redes discursivas que sustentam a atualização deste modo de visibilidade. Focalizando as discursividades presentes nas obras de Cury pude elaborar o eixo de análise, que apresenta maneiras de compreender distúrbios da mente, como central para a categorização: o indisciplinado patológico. Com esse eixo produzi três divisões argumentativas: Causas, Gestão e resolução e Características. Assim, o indisciplinado patológico é produzido por enunciações que o reconhecem a partir de características de distúrbios da mente e das condutas, Síndrome do Pensamento Acelerado, excesso de cansaço, irritabilidade, ansiedade, fadiga e informações além da capacidade de processamento cerebral. A causa é uma sociedade patologizante, uma sociedade que produz doenças. A solução são ações educativas que ensinem cada um a cuidar de si mesmos, uma individualização e divisão de si e do fora. Uma necessidade de gestão de si mesmo com ferramentas vistas como adequadas, é com elas que os educadores precisam, então, estar atentos ao olhar que examina, percebe e dispõe as ferramentas corretas para a autogestão da mente e das emoções. Desse modo, busco contribuir tanto para as discussões sobre a proliferação da autoajuda na Educação quanto propondo elementos que ajudem a desnaturalizar o modo que se categoriza um indivíduo como indisciplinado.

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Biografia do Autor

Dimitrius Gonçalves Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de Estudos Culturais em Educação com bolsa CAPES. Licenciando em Filosofia na UNINTER. Licenciado em Música no Centro Universitário Metodista IPA.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

GONÇALVES MACHADO, D. O indisciplinado patológico em Augusto Cury: uma análise da discursividade de autoajuda para educadores. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 41–62, 2021. DOI: 10.14393/HTP-v3n2-2021-62142. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/62142. Acesso em: 23 jul. 2024.