A imagem como utopia em heterotopias e noção de intericonicidade frente à escrita do acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/HTP-v4n2-2022-61394

Palavras-chave:

Intericonicidade, Discurso fílmico, Horror, Utopia, Heterotopias

Resumo

E

Este trabalho apresenta uma discussão que tem como objetivo principal propor um novo risco ao contorno da noção de intericonicidade que aparece em Courtine, precisamente, em 2003. Aí encontramos uma abertura que nos permite traçar outras curvaturas em sua noção. É justamente por este interstício que vamos propor a inclusão de dois elementos que, a nosso ver, estão na ordem da constituição das imagens: as utopias e heterotopias, conforme discussões iniciadas anteriormente por Araújo (2014a, 2014b). Para tanto, tomamos como pano de fundo as imagens em movimento de duas produções francesas de horror e as imagens fotográficas da prisão de Abou Ghraib que serão analisadas à luz da discussão realizada por Foucault em Le corps utopique, les heterotopies e em Outros Espaços, juntamente com as discussões de Courtine e de Milanez acerca da intericonicidade (cf. COURTINE, 2005; 2011; 2013; MILANEZ, 2011a; 2011b; 2013a, 2013b). Os Elementos de Semiologia e A escrita do acontecimento de Barthes também fazem parte da discussão, já que este autor aparece desde cedo no trabalho de Courtine, precisamente, quando buscava apresentar a noção de intericonicidade.

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Biografia do Autor

Alex Pereira de Araújo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutor em Memória: Linguagem e Sociedade pela UESB (com bolsa da CAPES e bolsa do PDSE na França). Graduou-se em letras Português com Francês (1995-2000), tornando-se Mestre em Letras: Linguagens e Representações (2009-2011) pelo PPGL da UESC.  Participou dos programas do Ministério das Relações Exteriores da França (Ministère des Affaires Étrangères): Connaissance de la France em 2000 e do Profs en France (2007) no CAVILAM de Vichy (Universidade Blaise Pascal). Faz parte do grupo de Pesquisa em Linguagens, Poder e Contemporaneidade e é conselheiro do CACS/Fundeb (Itabuna-BA) e do Conselho Estratégico Social da UFSB.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

PEREIRA DE ARAÚJO, A. A imagem como utopia em heterotopias e noção de intericonicidade frente à escrita do acontecimento. Revista Heterotópica, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 4–32, 2023. DOI: 10.14393/HTP-v4n2-2022-61394. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/61394. Acesso em: 23 jul. 2024.