Discursos materializados em canções de Naira Azavedo
relações de poder e resistência
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n2-2020-56592Palavras-chave:
Poder, Resistência, Discurso, Feminejo, Sujeito discursivoResumo
Este artigo analisa e descreve a rede de enunciados, em função de jogos de poder e resistência, materializados nas letras de músicas no movimento nomeado atualmente de feminejo. Assim, buscamos, em nossa pesquisa, dar visibilidade aos enunciados que, nesse estilo musical, ao serem reiterados/repetidos, legitimam saberes sobre a mulher. Para a análise, selecionamos os enunciados do significativo conjunto das canções de Naiara Azevedo para a construção do corpus de nossa pesquisa. Assim, no apoio de uma análise discursiva, mobilizamos os postulados de Foucault (1979, 2007, 2009, 2010) e suas contribuições para Análise do Discurso francesa (AD), para discutirmos as relações de poder e resistência que colocam em jogo relações entre sujeitos. Com isso, podemos observar como é constituído o discurso de resistência, por meio de estratégias precisas, no feminejo. Por meio das análises, pudemos constatar que as posições do sujeito mulher resiste às regras e aos discursos hegemônicos na sociedade, ocupando e, até mesmo transgredindo, papéis e espaços sociais legitimados.
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