Língua(gens), mídia(s) e poder sob a ótica discursiva foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n1-2020-55565Palavras-chave:
Análise do discurso, Michel Foucault, Relações de poder, Mídia digital, Ensino de LínguaResumo
Nesta entrevista, a pesquisadora e professora Maria do Rosário Gregolin discorre sobre as contribuições da Análise do Discurso foucaultiana para o ensino da língua e para a produção e circulação de textos na atualidade. A linguista nos lembra que a língua pode funcionar como um instrumento de poder, porque por ela tanto se pode oprimir quanto se emancipar. Ademais, discute a relevância das leituras foucaultianas para a constituição da Análise do Discurso (AD) no Brasil, perspectiva teórica que questionou tanto a tradição gramatical quanto a tradição de análise estrutural da língua, dominantes então no país, em um contexto histórico de declínio do governo repressivo da Ditadura Militar (1964-1985). Além dessa contextualização histórica da AD e da importância da obra foucaultiana, a linguista aborda em seus estudos diferentes dispositivos que atuam no controle de nossas práticas e na produção de nossas identidades. Entre eles, ela tem se dedicado às novas mídias digitais, seus usos e seus impactos na atualidade, responsáveis por uma maior produção e difusão de conteúdos adulterados, com a banalização das chamadas fake news, o que nos impõe o necessário debate sobre esses dispositivos discursivos e seu papel na construção da(s) verdade(s).
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