Psicanálise, Política e Verdade
DOI:
https://doi.org/10.14393/HTP-v2n1-2020-55556Palavras-chave:
Verdade, Política, Revisionismo histórico, Fascismo, PsicanáliseResumo
Nesta entrevista, o psicanalista e professor Tales Ab’Sáber reflete sobre a disputa pela ‘verdade’ histórica e as formas como diferentes sujeitos e para diferentes fins dela se apropriam, mobilizando-a para fins políticos eleitorais. Inicialmente, aborda um desses usos, discutindo o revisionismo histórico e sua relação com o fascismo. Em seguida, apresenta as contribuições que campos científicos e reflexivos como a Psicanálise podem fornecer para lidarmos com o atual contexto político brasileiro, em que o revisionismo e o fascismo gracejam no modus-operandi da extrema-direita antidemocrática, violenta, que põe em marcha um discurso de ódio, tal como ele e dois outros colegas tão bem retrataram no documentário Intervenção: amor não quer dizer grande coisa (2017), produzido por eles a partir de vídeos na web que circularam em 2016, ano do golpe, em que representantes dessa extrema-direita convocavam a população para pedir nas ruas “uma intervenção militar” imediata.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o Conceito da História. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. In: Walter Benjamin – Obras Escolhidas I, Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 232-282.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização: novas conferências introdutórias e outros textos (1930-1936). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FREUD, Sigmund. Inibição, Sintoma e Angústia. O futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
WEBER, Max. Os três tipos de dominação legítima. In: Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia compreensiva. Brasília: Editora da UnB, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.