Coaching Gerontology©: envelhecer com êxito por meio da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20789Resumo
RESUMO: Os conhecimentos biológicos e médicos progrediram com uma grande rapidez, favorecendo uma maior longevidade dos seres humanos, principalmente nesses últimos anos. Paralelamente a esses avanços, surgem situações sociais que nos levam a desenvolver um sentido mais amplo da cidadania e a refletir sobre os "segundos 50 anos de vida." A atitude que os idosos adotam diante das novas perspectivas é fundamental. É imprescindível que cuidem de seu futuro e que sejam capazes de tomar decisões que contribuam para a configuração de uma sociedade plena para todos. Coaching Gerontology é o resultado da aplicação de nossos conhecimentos teóricos e dos conhecimentos adquiridos durante a prática de diferentes ações de participação comunitária desenvolvidas na Região de Murcia (Espanha), as quais preparam os idosos para envelhecer saudavelmente. Esta proposta baseia-se na Psicologia Gerontológica de boas práticas socioeducativas e nas técnicas de coaching como metodologia para favorecer mudanças e ajudar a alcançar objetivos na vida pessoal. A partir dessa perspectiva, trata-se de facilitar para que a pessoa idosa mude da maneira que ela deseja e apoiá-la para que seja o melhor que ela possa ser, para que adquira conhecimentos e habilidades para viver um processo do envelhecimento com mais autonomia e abordar a velhice e o envelhecimento a partir de uma perspectiva positiva, e para compreender que na velhice se deve continuar buscando um projeto de vida. PALAVRAS-CHAVE: Gerontologia. Coaching. Envelhecimento ativo. Região de Murcia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Juan Antonio Salmeron Aroca, Juan Dionizio Aviles Hernandez, Joiciane Aparecida Souza, Daniel Balas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.