“Se esta rua fosse minha...”

processos educativos decorrentes de práticas sociais em arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53662

Palavras-chave:

Práticas sociais, Processos educativos, Interação social, Arte

Resumo

Este texto, um relato de experiência, busca compartilhar o processo e os resultados de uma atividade de extensão universitária envolvendo música, teatro e literatura, da qual participaram professores e estudantes da universidade, da escola de educação básica, da escola de pessoas com deficiências e da escola de música, todas localizadas em uma cidade do interior de Minas Gerais. De modo a suscitar reflexões acerca das possibilidades e dificuldades de realização de práticas como essa, o referencial teórico se sustenta nos conceitos de práticas sociais e processos educativos de Oliveira et al. (2014), dialogicidade de Freire (2005) e interação social de Vygotsky (1998; 2001). Na medida em que as atividades foram desenvolvidas, tanto os/a professores/as como as crianças interagiram, ensinando e aprendendo uns com os outros, encenando, cantando e tocando. Desse modo, práticas sociais envolvendo processos de construção-reconstrução de performance em artes demandam entrega, prontidão, compromisso, paixão pelo que se realiza e, principalmente, amor ao outro, baseado na confiança e esperança de que todos nós somos capazes; daí o valor da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Carolina dos Reis Soares, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Ituiutaba, Brasil; bolsista no projeto Escrevendo do Futuro.

Denise Andrade de Freitas Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil, com período sanduíche na Universidade Pedagógica, Moçambique; estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil; coordenadora dos projetos de extensão Escrevendo o Futuro e Música na APAE; coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Arte, Educação e Psicologia.

Referências

ARRUDA, I. V.; CASTANHO, M. I. S. Educação de jovens e adultos deficientes mentais: reflexões sobre a permanência na escola especial. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 22, n. 23, p. 59-71, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v22n23/05.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2020.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008.

CROCHIK, J. L. Preconceito, indivíduo e sociedade. Temas Psicologia, Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, p. 47-70, 1996. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1996000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 fev. 2020.

FACHINETTI, T. A.; CARNEIRO, R. U. C. A tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas à literatura. RPGE, Araraquara, v. 21, n. esp. 3, p. 1.588-1.597, 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/10093-31398-3-PB.pdf. Acesso em: 11 fev. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. 213 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

MARTINS, D. A. F. Projeto Escrevendo o Futuro (PEF): (re)cortando papéis, criando painéis, possíveis contribuições de uma trajetória que permanece. In: CARDOSO, P. A.; OLIVEIRA, K. S. O.; REZENDE, A. R. (org.). Extensão universitária: construção coletiva de conhecimentos. Ituiutaba: Barlavento, 2017. p. 252-270.

OLIVEIRA, M. W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; SOUSA, F. R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29-46.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191 p.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 561 p.

Downloads

Publicado

23-11-2020

Como Citar

SOARES, L. C. dos R.; MARTINS, D. A. de F. . “Se esta rua fosse minha...”: processos educativos decorrentes de práticas sociais em arte. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 293–305, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53662. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53662. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência