Inclusão digital de jovens e adultos e educação popular
fragmentos analíticos de experiências no Círculo de Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49586Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Círculo de Cultura Digital, Inclusão digital, Apropriação/objetivação de TICResumo
O artigo analisa o desenvolvimento do Círculo de Cultura Digital, experiência de educação popular com jovens/adultos da classe trabalhadora e que intenciona a promoção da inclusão digital desses sujeitos. O projeto está vinculado ao Programa de Extensão intitulado “Inclusão Digital na Educação Popular de Jovens/Adultos e Formação de Professores”, construído na parceria estabelecida entre educadores da Universidade do Estado de Santa Catarina e Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha. Esta proposta busca (re)pensar os sentidos da inclusão digital para trabalhar por uma apropriação crítico-problematizadora das Tecnologias de Informação e Comunicação. A metodologia do Círculo de Cultura Digital está ancorada nos fundamentos da Educação Popular Freiriana, constituindo-se como espaço-tempo formativo, de cunho presencial-virtual, em que a socialização de experiências e construção coletiva de conhecimentos ocorre pela autoria e colaboração na cultura digital. Resultados indicam que a formação desenvolvida no Círculo pode constituir experiência de apropriação/objetivação crítica e criativa das TIC por jovens/adultos da classe trabalhadora. Em síntese, identifica-se um potencial formativo para avançar além das perspectivas instrumentais de inclusão digital, que primam pelo aprendizado neutro e a-histórico das dimensões operacionais destas tecnologias, utilizadas majoritariamente a partir de objetivos fetichizados e individualistas.
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