A educação do campo no campo da educação popular

caminhos para efetivação de uma educação emancipadora

Autores

  • Jailson Batista dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Edineide Jezini Mesquita Araujo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48761

Palavras-chave:

Educação do campo, Educação popular, Educação emancipatória

Resumo

O presente artigo emerge de discussões teóricas sobre a relação da educação do campo com a educação popular. O objetivo é apresentar alguns aspectos históricos, conceituais e metodológicos, e os princípios político-pedagógicos desses dois projetos educacionais, para compreensão sobre quais os caminhos necessários à efetivação da educação em uma perspectiva emancipadora. Nessa direção, apontamos os conceitos de emancipação, participação e controle social, como sendo importantes à fundamentação das discussões. A abordagem metodológica se constitui qualitativa, com característica bibliográfica e documental. Dentre as considerações finais, compreendemos que os caminhos para efetivação de uma educação emancipadora perpassam pelo envolvimento dos sujeitos nos processos formativos que a compõem. Nesse sentido, é necessário que os sujeitos envolvidos nesses processos pensem e reflitam coletivamente sobre as suas ações e, a partir dessa ação refletida, construam novas formas de resolução para os problemas da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Batista dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil; bolsista CAPES; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB) e do Núcleo de Pesquisa em Educação Superior (NEPES/UFPB).

Edineide Jezini Mesquita Araujo, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutoramento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, com instância acadêmica na Universidade de Valência, Espanha; professora titular da Universidade Federal da Paraíba, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS/UFPB)

Referências

ADAMS, T.; STRECK, D. R. Lugares da participação e formação da cidadania. Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 95-117, 2006. Doi: 10.15448/1984-7289.2006.1.24.

ALENCAR, M. F. S. Educação do campo e a formação de professores: construção de uma política educacional para o campo brasileiro. Ciência & Trópico, Recife, v. 34, n. 2, p. 207-226, 2010. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/download/868/589 Acesso em: 10 de maio 2019.

BATISTA, M. S. X. Educação do campo: um paradigma classista de educação. In: DIAS, A. A.; MACHADO, C. J. S.; NUNES, M. L. S. (org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: currículo, formação docente e diversidades socioculturais. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

BATISTA, M. S. X. Movimentos sociais e educação popular do campo: (re)constituindo território e a identidade camponesa. In: ALMEIDA, M. L. P. A.; JEZINE, E. (org.). Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas: Autêntica, 2007.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRANDÃO, C. R. Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BRASIL, República. Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas. Brasília, 2014. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/MarcodeReferencia.pdf. Acesso em: 4 jan. 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 25 de maio 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=13800&Itemid. Acesso em: 26 de maio de 2019.

CAMPOS, R. S. S. Educação popular e educação do campo na articulação de concepções e práticas educativas emancipatórias. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 3., 2016, Natal. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA 2_ID10183_17082016213621.pdf. Acesso em: 16 jun. 2019.

CARRILLO, A. T. Educación popular: trayectoria y actualidad. Disponível em: https://dalbandhassan.files.wordpress.com/2011/04/educacion-popular-a-torres.pdf. Acesso em: 30 nov. 2018.

COUTO, S. Método Paulo Freire: princípios e práticas de uma concepção popular de educação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, 1999. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/141. Aceso em: 15 ago. 2019.

FEITOZA, R. S. Educação popular e emancipação humana: matrizes históricas e conceituais na busca pelo reino da liberdade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2005, Caxambu. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt06757int.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da educação do campo. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 25. ed. 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; SCHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREITAS, H. C. A. Rumos da educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr. 2011. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2484/2441. Acesso em: 19 jun. 2019.

GENTILI, P. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, T. T. da; GENTILI, P. (org.). Escola S.A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.

LINS, L. T. Teorias sobre os movimentos sociais: projetos de sociedade em disputa. In: FIGUEIREDO, J. B. A.; VERAS, C. I. M.; LINS, L. T. (org.). Educação popular e movimentos sociais: experiências e desafios. Fortaleza: Imprece, 2016.

MACIEL, K. F. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa. v. 2, n. 2, p. 326-344, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/download/6519/2677. Acesso em: 20 ago. 2019.

MEJÍA, M. R, Educação e pedagogias a partir do Sul: cartografias da educação popular. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

MUNARIM, A. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 33, n. 1, p. 57-72, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/19. Acesso em: 19 de jun. 2019

PEREIRA, D. F. F.; PEREIRA, E. T. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. HISTEDBR On-line, Campinas, n. 40, p. 72-89, dez. 2010. Doi: 10.20396/rho.v10i40.8639807.

PONTUAL, P. C. Educação popular e participação social: construindo uma visão emancipatória de educação ao longo da vida. COCAR, Belém, v. 10, n. 20, p. 9-26, ago./dez. 2016. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/959/621. Acesso em: 5 jan. 2019.

RAMBO, R. A. Emancipação na perspectiva de Paulo Freire. SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: UTOPIA, ESPERANÇA E HUMANIZAÇÃO, 9., 2015, Taquara. Anais [...]. Taquara: FACCAT, 2015. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/rambo.pdf. Acesso em: 22 maio 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

SCHULTZ, T. W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

SILVA, L. E. O sentido e significado sociológico de emancipação. Revista e-Curriculum, São Paulo, n. 11, v. 3, set./dez. 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/8924/13299. Acesso em: 5 abr. 2019.

SILVA, S. B.; MOREIRA, O. L. (org.). Educação e movimentos sociais: saberes e práticas em Educação Popular. João Pessoa: CCTA, 2016.

SILVA, S. O movimento de educação do/no campo: pressupostos fundamentais. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 2, p. 7-22, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/2484/202. Acesso em: 20 ago. 2019.

SOUSA, S. S. Educação do campo e educação popular: caminhos para uma formação humana. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, 4., 2017, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25976_12499.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

SANTOS, J. B. dos; ARAUJO, E. J. M. A educação do campo no campo da educação popular: caminhos para efetivação de uma educação emancipadora. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 56–73, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48761. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais