O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Letícia Miranda Medeiros Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art07

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Educação de Jovens e Adultos, Egressos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica e seu público é bastante heterogêneo. Por conta dessa diversidade, o ensino de língua inglesa na modalidade é bastante desafiador. Este texto é o resultado de uma entrevista com uma docente egressa da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), que trabalha com língua inglesa na modalidade EJA. Cabe ressaltar que a análise dos dados da entrevista teve como base metodológica o processo de tematização proposto por Fontoura (2011). Os temas levantados a partir da entrevista com a docente foram: a) escolha pela profissão; b) desenvolvimento profissional docente; e c) desafios de lecionar inglês para turmas da EJA. A escuta atenta da docente entrevistada trouxe outro jeito de pensar a escola e principalmente a sala de aula de inglês da EJA.

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Biografia do Autor

Letícia Miranda Medeiros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; professora da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha; professora associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil.

Referências

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

MEDEIROS, L. M.; FONTOURA, H. A. da. O desafio de ensinar língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 82–91, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36245. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais