Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down

Autores

  • Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v15n12016-art08

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Educação Inclusiva. Cidadania.

Resumo

Este texto decorre de uma pesquisa bibliográfica concluída em um curso de especialização em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. O objetivo é favorecer e compor o processo de reflexão sistemática e multidimensional que procura contribuir com o projeto de educação inclusiva para pessoas com Síndrome de Down, orientando sobre o conhecimento das problemáticas da aprendizagem, sejam elas no aspecto afetivo, cognitivo, psicomotor ou da linguagem. A análise da reflexão apontou que além do projeto didático-pedagógico é preciso a implantação gradativa de uma infraestrutura que componha a escola inclusiva, a criação de uma rede de suporte para superação das suas maiores dificuldades e o envolvimento de toda a comunidade. Verificou-se que a participação da comunidade e dos pais é essencial no processo de inclusão da criança na escola, processo que ocorre de maneira constante e precisa ser continuamente revisto, suas etapas envolvem fornecer o suporte de serviços da área do atendimento educacional especializado e da formação de seus profissionais. 

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Biografia do Autor

Elisângela de Azevedo Silva Rodrigues, UFU

Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) (UFU-2005), Mestrado (UFU-2011), e atualmente (2015), é estudante de Doutorado na mesma área.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

DE AZEVEDO SILVA RODRIGUES, E. Educação inclusiva para alunos com Síndrome de Down. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 107–116, 2016. DOI: 10.14393/rep-v15n12016-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/31297. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais