Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia

Autores

  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art11

Palavras-chave:

Oralidade, Letramento, Quilombo, Samba, Cultura Popular.

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar a relação de alteridade entre oralidade e escrita e seu valor no âmbito de uma perspectiva discursiva de letramento, apontada por Tfouni (2009) e Pereira (2009) como importante à posição de intérprete do sujeito por conta do poder simbólico do discurso da escrita. A oralidade é entendida por meio da noção de uma estética dos jogos e brincadeiras com a linguagem em Belintane (2011) e problematizada em termos de sua exclusão no ensino da língua no espaço escolar. A partir desses pressupostos, foram analisadas marcas da oralidade tal como aparecem em sequências discursivas recortadas de cantigas de roda, interpretadas por um grupo de remanescentes quilombolas pertencente à tradição oral do sudoeste da Bahia. Metodologicamente, a análise fundamentou-se na noção de sequência discursiva de Serrani (1997). A partir desse ponto de vista, apontamos possibilidades, no âmbito do ensino, da língua materna estabelecer diálogos com o universo da oralidade presente em uma localidade.

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Biografia do Autor

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo; professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; líder do Grupo de Investigação sobre Narrativas, Práticas Letradas e Discursos (GRINPRALED/CNPq).

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

DE CARVALHO PEREIRA, A. Oralidade e letramento entre remanescentes quilombolas do sudoeste da Bahia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 134–146, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29859. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais