A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas propostas de construção de narrativas cênicas através dos jogos teatrais no contexto de sala de aula, na tentativa de apontar aspectos destas experiências que promovam o envolvimento emocional dos alunos e do professor de teatro no desenvolvimento desta atividade. A partir de uma revisão bibliográfica no campo da pedagogia teatral, procurei situar o termo narrativo, no contexto do teatro, e ilustrar algumas propostas de trabalhos que apontam para este percurso, como:a proposta da própria Viola Spolin para teatralização de histórias infantis; a proposta de Ingrid Koudela1 com a leitura das pinturas de Peter Brüguel, o Velho e sua teatralização; a proposta de Maria Lúcia Pupo com textos não dramáticos, a proposta de Beatriz Cabral com o drama como método de ensino2, no que se refere ao uso do pré-texto e jogo teatral e o relato de um experimento realizado por mim na E. E. B. Lúcia do Livramento Mayvorne, em Florianópolis, onde relaciono jogos tradicionais, jogos teatrais e drama na construção da narrativa cênica.Downloads
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