O Melos e Harmonia Acústica 1988 de César Guerra-Peixe: um breve estudo de sua estrutura e das influências de Hans Joachin Koellreutter e Paul Hindemith em sua confecção
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV13-v10n1a2014-6Palavras-chave:
Guerra-Peixe, Melos e Harmonia Acústica 1988, motivo musical, Hans Joachin Koellreutter, Paul HindemithResumo
O presente artigo é um desenvolvimento da conferência "O conceito de motivo no Melos e Harmonia Acústica 1988 de Guerra-Peixe", proferida na ocasião do I Ciclo Nacional de Eventos de Extensão e Pesquisa do Programa de Pós-graduação da UNIRIO realizado em maio de 2012 na UNIRIO na cidade do Rio de Janeiro. Trato aqui de investigar as influências diretas e indiretas sofridas pelo compositor de, respectivamente, Hans Joachin Koellreutter e Paul Hindemith. Para tal, busco comparar o Caderno de Estudos com Koellreutter 1944 e o conhecido tratado de Paul Hindemith The Craft of Musical Composition com o Melos e Harmonia Acústica 1988 nos aspectos de estrutura, conteúdo e estratégia didática. Por fim, trato do conceito de célula e motivo utilizado por Guerra-Peixe em comparação ao utilizado por Arnold Schoenberg, particularmente, no universo de seus escritos teóricos, os expostos no livro Fundamentals of Musical Composition ABSTRACT This paper is an expansion of the conference "O conceito de motivo no Melos e Harmonia Acústica 1988 de Guerra-Peixe" proffered by me at the occasion of the I National Cicle of Extension and Research Events sponsored by UNIRIO and held at May 2012 in UNIRIO, Rio de Janeiro, Brazil. It aims to investigate the main influences that are present in the Melos and Acoustic Harmony 1988 written by Brazilian composer César Guerra-Peixe, mainly Hans Joachin Koellreutter and Paul Hindemith. To do so, first I've compared the Caderno de Estudos com Koellreutter 1944 and The Craft of Musical Composition, Hindemith's well known treatise in composition, with the Melos and Acoustic Harmony 1988 concerning structure, content and teaching strategies. To conclude, I've approached the concept of Music Motive and Music Cell as it is present in Guerra-Peixe's book with that as used by Arnold Schoenberg, particularly as it is presented in his Fundamentals of Musical Composition. KEYWORDS: Guerra-Peixe, Melos and Acoustic Harmony 1988, musical motive, Hans Joachin Koellreutter, Paul Hindemith.Downloads
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