Por um ator que ri: o jogo no trabalho do ator na cena cômica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV11-v9n1a2013-5Palavras-chave:
Ator, teatro, jogo, comicidade.Resumo
A partir da observação do uso recorrente da palavra "jogo" na minha prática teatral e experiência em sala de aula, o presente artigo analisa a importância deste conceito no ofício do ator com foco na cena cômica. Para isso, questiona o local da técnica no trabalho do artista, defendendo que ela não deva ser vista como o objetivo final, mas como elemento de acesso para os meios expressivos que serão requisitados na cena. A partir das reflexões do filósofo Johan Huizinga a respeito do jogo, verifica semelhanças entre o conceito e a prática teatral. Por meio disso, aponta as possíveis contribuições que as relações estabelecidas pelo jogo e a cena podem implicar no trabalho do ator, público e todos que participam da construção do espetáculo. RÉSUMÉ A partir de l'observation de l'utilization du mot "jeu" dans ma pratique théâtrale et dans m'expérience comme professeur de théâtre, cet article analyse l'importance du concept du mot "jeu" dans l'art de l'acteur à propos de la scène comique. Pour atteindre cet objectif, cet article questionne la place de la technique dans le travail du artiste, en pensant qu'il ne devrait pas être considérée comme le dérnier objectif, mais comme un élément qui permet l'accès aux moyens d'expression nécessaires pour la scène théâtrale. Selon les réflexions du philosophe Johan Huizinga quant à le "jeu", penser à propos des similitudes entre le concept et la pratique théâtrale. Ainsi démontrant les contributions que les rapports établies par le jeu et la scène peuvent aider le travail de l'acteur, le public et toutes les personnes qui appuient la construction du spectacle. MOTS-CLÉS Acteur, théâtre, jeux, comique.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.