O valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey

Conteúdo do artigo principal

Marcus Vinicius da Cunha
Sarah Passos Vieira da Costa
Horacio Héctor Mercau

Resumo

Este trabalho tem por objetivo ampliar o entendimento e o alcance das teses filosóficas e educacionais de John Dewey, as situando no interior da tradição discursiva retórica derivada da Sofística. Para isso, faz-se primeiramente o exame quantitativo das ocorrências da expressão “history of philosophy”, passando em seguida à análise qualitativa do tema “história da filosofia” nas obras publicadas em The collected works of John Dewey: 1882-1953 (Southern Illinois University at Carbondale, EUA). Esse exame revela duas características que permitem associar Dewey à tradição retórica: o valor educativo atribuído ao estudo da história e uma forma de argumentar baseada na genealogia de fatos e conceitos. Tendo por base as teses de Dewey sobre estética e sua conceituação de experiência, o artigo é finalizado com a proposta de uma história criativa da filosofia e da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cunha, M. V. da ., Costa, S. P. V. da ., & Mercau, H. H. . (2020). O valor educativo da história da filosofia no discurso de John Dewey. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 874–889. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-13
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-8414-7306
http://lattes.cnpq.br/5679422102387763
mvcunha2@hotmail.com

Sarah Passos Vieira da Costa, Escola Maple Bear Ribeirão Preto (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6669-9585
http://lattes.cnpq.br/2742116571533489
sarahpassos.br@gmail.com

Referências

BODEI, Remo. A história tem um sentido? Tradução Reginaldo Di Piero. Bauru: EDUSC, 2001.

COSTA-LOPES, Viviane; CUNHA, Marcus Vinicius. A função argumentativa da física no discurso filosófico de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 8, n. 17, p. 1-13, 2011.

CRICK, Nathan. Democracy and rhetoric: John Dewey on the arts of becoming. Columbia: University of South Carolina, 2010.

CRUZ, Paulo Fernando Aleixo; CUNHA, Marcus Vinicius. A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 286-304, jan./abr. 2016. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p286

CUNHA, Marcus Vinicius. Educador e filósofo da democracia. In: REGO, Teresa Cristina (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018a. p. 1-18.

CUNHA, Marcus Vinicius. Uma filosofia da experiência. In: REGO, Teresa Cristina (Org.). John Dewey: as origens da educação progressiva. São Paulo: Segmento, 2018b. p. 25-40.

CUNHA, Marcus Vinicius; SACRAMENTO, Leonardo Freitas. Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 278-289, maio/ago. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000200008

DEWEY, John. The late Professor Morris. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Early Works, 1882-1898. v. 3: 1889-1892. Electronic Edition, 1889/2003. p. 3-14.

DEWEY, John. Dictionary of philosophy and psychology. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 2: 1902-1903. Electronic Edition, 1902/2003. p. 166-167; 191-203; 237-245.

DEWEY, John. Intelligence and morals. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works of John Dewey, 1899-1924. Volume 4: 1907-1909. Electronic Edition, 1908/2003. p. 32-50.

DEWEY, John. History for the educator. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works of John Dewey, 1899-1924. Volume 4: 1907-1909. Electronic Edition, 1909/2003. p. 193-198.

DEWEY, John. A cyclopedia of education, volumes 3, 4 e 5. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 7: 1912-1914. Electronic Edition, 1912-1913/2003. p. 306-308.

DEWEY, John. German philosophy and politics. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 8: 1915. Electronic Edition, 1915/2003. p. 136-205.

DEWEY, John. Democracy and education: an introduction to the philosophy of education. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 9: 1916/2003. Electronic Edition, 1916a/2003. p. 332-342.

DEWEY, John. The pragmatism of Peirce. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 10: 1916-1917. Electronic Edition, 1916b/2003. p. 72-79.

DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Middle Works, 1899-1924. v. 12: 1920. Electronic Edition, 1920/2003. p. 81-95.

DEWEY, John. Philosophy and civilization. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 3: 1927-1928. Electronic Edition, 1927/2003. p. 3-10.

DEWEY, John. Philosophy. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 5: 1929-1930. Electronic Edition, 1929a/2003. p. 162-167.

DEWEY, John. The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 4: 1929. Electronic Edition, 1929b/2003. p. 4-258.

DEWEY, John. From absolutism to experimentalism. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 5: 1929-1930. Electronic Edition, 1930/2003. p. 148-161.

DEWEY, John. Art as experience. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 10: 1934. Electronic Edition, 1934/2003. p. 8-353.

DEWEY, John. An empirical survey of empiricisms. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 11: 1935-1937. Electronic Edition, 1935/2003. p. 70-84.

DEWEY, John. Logic: the theory of inquiry. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 12: 1938. Electronic Edition, 1938/2003. p. 4-528.

DEWEY, John. Nature in experience. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 14: 1939-1941. Electronic Edition, 1940/2003. p. 142-155.

DEWEY, John. Has philosophy a future? In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 16: 1949-1953. Electronic Edition, 1949a/2003. p. 358-369.

DEWEY, John. Knowing and the known. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 16: 1949-1952. Electronic Edition, 1949b/2003. p. 288-295.

KERFERD, George Briscoe. The sophistic movement. Cambridge: Cambridge University, 1981.

PECORARO, Rossano. Filosofia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

POULAKOS, John. Sophistical rhetoric in Classical Greece. Columbia: University of South Carolina, 1995. https://doi.org/10.2307/358732

SIDORSKI, David. Introduction. In: BOYDSTON, Jo Ann; HICKMAN, Larry (Orgs.). The collected works of John Dewey, 1882-1953. The Later Works, 1925-1953. v. 3: 1927-1928. Electronic Edition, 2003. p. x.

SILVA, Tatiane. Dewey e os sofistas: a tirania do lógos e as bases para uma educação retórica. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v.25, n.1, p.114-139, jan./abr. 2018. https://doi.org/10.5335/rep.v25i1.8035