Foucault, a genealogia, a história da educação

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Haroldo de Resende
Julio Groppa Aquino

Resumo

Nietzsche, a genealogia, a história é um dos textos mais célebres de Michel Foucault. Por meio de uma espécie de homenagem e, ao mesmo tempo, uma apropriação teórico-prática, o pensador francês tributa a Nietzsche seu empreendimento de uma história genealógica, no qual passam a ocupar lugar – a par do que nomeia sentido histórico ou história efetiva – a inconstância e a provisoriedade dos acontecimentos, em oposição tanto à restituição essencial das coisas, quanto ao reencontro de uma identidade perpétua ou, ainda, ao reconhecimento da unidade universal do sujeito antropológico. A proposição deste dossiê Foucault, a genealogia, a história da educação busca, em alusão direta ao texto de Foucault, congregar abordagens e reflexões em íntima articulação à análise histórico-genealógica proposta por Foucault, de maneira a focalizar criticamente os jogos veridictivos envolvidos na investigação educacional contemporânea.

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Como Citar
Resende, H. de, & Aquino, J. G. . (2020). Foucault, a genealogia, a história da educação. Cadernos De História Da Educação, 19(2), 316–318. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-2
Seção
Dossiê: Foucault, a genealogia, a história da educação
Biografia do Autor

Haroldo de Resende, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9379-111X
http://lattes.cnpq.br/5363115483274501
haroldoderesende@ufu.br