Memória e patrimônio na história da educação: possibilidades e desafios
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo procura discutir os usos dos conceitos de memória e patrimônio no campo da História da Educação. A partir da realização de um balanço acerca das principais contribuições dos estudos em âmbito nacional e internacional sobre a temática da memória (NORA, 1993; LE GOFF, 1990) e patrimônio educativo, evidencia-se a preocupação com a cultura material da escola como objeto historiográfico (JULIÀ, 2011). Os olhares para a questão do patrimônio, no entanto, são lançados não apenas considerando a dimensão da escola, mas também em seu deslocamento para outros espaços da cidade que, em sua potencialidade, impõem-se como signos educacionais (ARROYO, 2005). Nessa relação, buscou-se também chamar a atenção para o patrimônio imaterial, ainda pouco estudado na historiografia educacional (FONSECA, 2003). O Artigo conclui que explorar mais a riqueza dos fazeres, saberes e práticas é um desafio a ser enfrentado no campo da História da Educação.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Referências
ABREU, Martha. Cultura imaterial e patrimônio histórico nacional. ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (Orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 351-370. https://doi.org/10.18788/2237-1451/rle.v5n10p93-111
ARROYO, Michele Abreu. Educação Patrimonial ou a cidade como espaço educativo? Revista Outro Olhar – revista de Debates. Ano IV, n. 4, Belo Horizonte, out. 2005.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni Teive ; QUARTIERO, Elisa Maria ; GASPAR DA SILVA, Vera Lucia. Dossiê Cultura Escolar e seus Suportes Materiais. Linhas (UDESC), v. 11, p. 10-84, 2010.
BENCOSTTA, Marcus Levi Albino. História da Educação, Arquitetura e Espaço escolar. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
BERMAN, Marshall. Tudo que é solido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
BRAGA, Jezulino Lucio Mendes. Professores de História em cenários de experiência. Belo Horizonte, Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, 2014. https://doi.org/10.14393/19834071.2016.36163
CANCLINI, Nestor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do IPHAN, Brasília, n. 23, p. 94-115, 1994.
CHALOBA, Rosa Fátima Souza; CUNHA, Maria Teresa Santos. Entre porões e sótãos: O Patrimônio Histórico‐Educativo em cena. Entrevista com Maria Cristina Menezes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 223‐249, jan./jun. 2014. https://doi.org/10.5965/1984723815282014223
CHAGAS, Mario. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), 1999. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle38.edit
CONDURU, Roberto. Pérolas negras - primeiros fios. Experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
CONDURU, Roberto. LOPES, Carla.; ARAÚJO, George. (Org.). Guardiões da Memória. A Associação da Velha Guarda das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2009. https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.18934
CUNHA, Maria Teresa Santos; CHEREM, Rosângela de Miranda (Org.). Refrações de uma Coleção Fotográfica: imagem, memória e cidade. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011.
IPHAN. Dossiê Círio de Nazaré, IPHAN, 2006.
IPHAN. Dossiê Modo de Fazer Viola de Cocho, 2009.
ESCOLANO BENITO, Augustín. Patrimonio Material de la Escuela e Historia Cultural. Revista Linhas, v.11. 2010: p. 29 - 45.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000. https://doi.org/10.1590/s1413-24782002000300016
FENELON, Dea. Construindo Políticas Públicas: Cultura e Patrimônio Cultural. Revista Mestrado História, Vassouras, v.10, p. 269-292, 2008.
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Herança educativa e museus: Reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas-SP, v. 11, n. 1 (25), p. 67-92, jan./abr. 2011
FELGUEIRAS, Margarida Louro. Materialidade da cultura escolar. A importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa. Pro-Posições. v. 16, n. I (46) - jan./abr. 2005
FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Orgs). Memória e Patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 56-76.
GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; FELGUEIRAS, Margarida (org.). Dossiê: Arquivos, objetos e memórias educativas: práticas de inventário. Revista Brasileira de História da Educação, SBHE, v. 11, n. 1[25], 2011. https://doi.org/10.4025/rbhe
GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; PETRY, Marília Gabriela. A Aventura de Inventariar: Uma experiência no Museu da Escola Catarinense. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, n. 1[25], n. 1, p. 19-41, 2011. https://doi.org/10.4025/rbhe.v15i1.652
JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto Histórico. Revista Brasileira de História da Educação, SBHE, n°1 jan./jun., p. 9-43, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LE GOFF, Jacques. NORA, Pierre. (Org.). História: Novos Problemas, Novas Abordagens, Novos Objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. v. 3.
HERNANDEZ DÍAZ, José Maria. Etnografia e historia material de la escuela. BENITO, Agostin; HERNANDEZ DÍAS, José Maria. La memoria y el deseo educación. Cultura de la escuela y educación deseada. Valencia, 2002, p.227-247. https://doi.org/10.21830/19006586.137
HERNANDEZ DÍAZ, José Maria. Prensa pedagógica y patrimonio histórico educativo. Salamanca: Aquilafuente. Ediciones Universidad de Salamanca Ediciones, 2013. https://doi.org/10.2307/j.ctt1ht4vt5.39
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LUSSAC, Ricardo. Entre o crime e o esporte: a capoeira em impressos no Rio de Janeiro, 1890-1960. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2017.15.2
MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Linhas, v. 16, n. 30, p. 07, 28, jan./abr. 2015. Título original: La “historia material de la escuela” como factor de desarrollo de la investigación histórico-educativa en Italia. Traduzido por Ademilde Silveira Sartori. https://doi.org/10.5965/1984723816302015007
MENEZES, Maria Cristina. A RIDPHE de “L” a “R”: discutir e difundir. Revista Iberoamericana Patrimonio Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 1-6, jul./dez. 2015. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9224
MENEZES, Maria Cristina. Entre porões e sótãos: O Patrimônio Histórico-Educativo em cena. Linhas, v. 15, 2014, p. 223-249. https://doi.org/10.5965/1984723815282014223
MENEZES, Maria Cristina. A escola e a sua materialidade: o desafio do trabalho e a necessidade de interlocução. Pro-posições, Faculdade de Educação da UNICAMP, vol. 16. n.1. (46) jan/abr, 2005, p. 13-18.
MENEZES, Maria Cristina. Dossiê: cultura escolar e cultura material escolar: entre arquivos e museus. Pro-posições, Faculdade de Educação da UNICAMP, vol. 16. n.1. (46) jan/abr, 2005.
MIGNOT, Ana Christina Venancio; SILVA, Alexandra Lima da; SILVA, Marcelo Gomes da. (orgs.) Outros Tempos, Outras Escolas. Rio de Janeiro: Quartert ed. FAPERJ, 2014.
MOGARRO, Maria João (coord). Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri/ IEUL, 2013.
MOGARRO, Maria João; CUNHA, Maria Teresa Santos (orgs). In: Congresso Luso Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. Actas... Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. https://doi.org/10.17013/risti.25.66-81
MOGARRO, Maria João. Educação e Patrimônio cultural: escolas, objetos e práticas. Lisboa, Edições Colibri, 2015.
MOGARRO, Maria João. Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal. Cuestiones Pedagógicas, 22, 2012/2013, p. 67-102.
MONARCHA, Carlos. Arquitetura escolar republicana: a escola normal da praça e a construção de uma imagem de criança. FREITAS, Marcos Cezar. História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 1997, p. 97-136. https://doi.org/10.11606/d.8.2012.tde-20082012-110915
MORENO MARTÍNEZ y SEBASTIÁN VICENTE, Ana (org.). Patrimonio y Etnografía de la escuela en España y Portugal durante el siglo XX. Murcia, Sociedad Española para el Estudio del Patrimonio Histórico-Educativo (SEPHE) y Centro de Estudios sobre la Memoria Educativa (CEME) de la Universidad de Murcia, 2012. https://doi.org/10.4995/thesis/10251/30310
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, p. 07-28, dezembro de 1993.
PEIXOTO, Anamaria Casassanta. Museu da Escola de Minas Gerais: um projeto a serviço de pesquisadores e docentes. Museu da Escola de Minas Gerais (Catálogo), Belo Horizonte: SEEED, 1998. https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2017.07.018
POMBO, Rocha. Notas de viagem. Norte do Brasil. Rio de Janeiro: Benjamin de Águila editor, 1918.
POSSAMAI, Zita Rosane. Patrimônio e História da Educação: aproximações e possibilidades de pesquisa. História da Educação (UFPel), v. 16, p. 127-139, 2012.
POSSAMAI, Zita; MACHADO Jr. Claudio de Sá (org.) Dossiê - Patrimônio, Educação e Museus: História, Memória e Sociedade, Educar em Revista, n. 58, Out/dez, 2015.
SILVA, Alexandra Lima da. Escritas de viagem, escritas da história. Estratégias de legitimação de Rocha Pombo no campo intelectual. Rio de Janeiro: Tese (Doutorado em Educação), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. https://doi.org/10.12957/intellectus.2018.38978
SILVEIRA, Maria Helena Pupo. Museu da Escola Paranaense. Educar em Revista, n. 49, p. 357-360, jul./set. 2013. https://doi.org/10.1590/s0104-40602013000300020
SOUZA, Gizele de; Anamaria Gonçalves Bueno de FREITAS (orgs.). Dossiê: Objetos, Espaços, Cultura e Rituais na História das Instituições e Práticas Escolares, Linhas, v. 16, n. 30, 2015
SOUZA, Gizele de; GASPAR DA SILVA, Vera Lucia. Museus Pedagógicos: um vasto arsenal para o debate. In: FRANÇA, Franciele Ferreira; SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da; SACRAMENTO, Cristina Carla. (Org.). História da Educação, Infância e Cultura Material: estudos produzidos por grupos de pesquisa da UDESC, UFPR e UNICAMP. Florianópolis: UDESC, 2015, p. 17-30. https://doi.org/10.22533/at.ed.5591905079
SOUZA, Rosa Fátima. Preservação do patrimônio escolar no Brasil: notas para um debate. Linhas, v. 14, n. 26, jan/jun 2013. p. 199 – 221. https://doi.org/10.5965/1984723814262013199
SOUZA, Rosa Fátima de. História da cultura material escolar: balanço provisório. In: BENCOSTTA, Marcus Albino Levy (Org.). Culturas Escolares: saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 117-132.
SOUZA, Rosa Fátima (Org). Dossiê: A cultura material na história da educação: possibilidades de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação. v. 7, n. 2 [14], 2007. https://doi.org/10.14393/che-v15n3-2016-1
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998. https://doi.org/10.1590/0104-4060.453
VIÑAO FRAGO, Antônio; ESCOLAN Augustín. Currículo. Espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed., Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
VIÑAO FRAGO, Antônio; ESCOLAN Augustín. Memoria, patrimonio y educación. História da Educação, v. 15 n. 34 Jan./abr. 2011, p. 31-62.
VIÑAO FRAGO, Antônio; ESCOLAN Augustín. La historia material e inmaterial de la escuela: memoria, patrimonio y educación. Educação, vol. 35, núm. 1, jan - abril, 2012, p. 7-17. https://doi.org/10.5944/hme.1.2015.14109
YANES CABRERA, Cristina. El patrimonio educativo intangible: un recurso emergente en la museología educativa. Cadernos de História da Educação, v.II, n.6, p. 71-85, 2007.
Fontes
RIO DE JANEIRO. SEMED. Escolas do Imperador. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação, 2005. https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.25935
MINAS GERAIS. Catálogo do Museu da Escola de Minas Gerais, Secretaria do Estado de Educação de Minas gerais, 1998. https://doi.org/10.14295/2596-2221.xviceel.2018.262
Museu da Escola Catarinense (MESC). Site Oficial. Disponível em http://www.udesc.br/?id=2035. Acesso em 14/05/2016.
Centro de Memória da Educação Física (CEMEF). Site Oficial. Disponível em http://www.eeffto.ufmg.br/cemef/ Acesso em 14/05/2016.
Centro de Memória da Escola de Enfermagem (CEMENF). Site Oficial. Disponível em http://www.enf.ufmg.br/centrodememoria/ Acesso em 15/15/2016.
Vídeos:
Tantas Escolas, Tantas Memórias. Rio de Janeiro. Direção: Ana Chrystina Venancio Mignot. Rio de Janeiro, FAPERJ, 2011, 55 minutos. https://doi.org/10.17771/pucrio.acad.25774
Olhares: Instituições Educativas Centenárias de Cuiabá. Direção: Alexandra Lima da Silva. Cuiabá, FAPEMAT, 2015, 38 minutos.
Jongos, Calangos e Folias: Música Negra, memória e poesia. Direção Geral: Hebe Mattos e Martha Abreu. Niterói, 2007, Duração: 45 min.